Reino Unido busca parcerias em tecnologia, inovação, infraestrutura, educação e turismo sustentável

Liz Davidson, ministra conselheira da Embaixada Britânica no Brasil, apresentou à diretoria da FIESC, nesta sexta-feira (18), as principais áreas de interesse para cooperação

Clique aqui e acesse a cobertura fotográfica da reunião

Florianópolis, 18.9.2020
– Em reunião virtual de diretoria da FIESC, a ministra conselheira da Embaixada Britânica no Brasil, Liz Davidson, informou que há interesse em ampliar as relações com Santa Catarina em áreas como tecnologia, inovação, educação, turismo sustentável, além de infraestrutura. “Santa Catarina é um parceiro importante e queremos estreitar nossos laços com o estado”, afirmou ela, no encontro realizado nesta sexta-feira, dia 18.

Liz apresentou um panorama dos principais projetos em andamento em Santa Catarina e destacou o programa de facilitação de comércio que atua de forma direta em Itajaí e vai possibilitar o desenvolvimento de um sistema integrado para dar mais eficiência nos processos portuários. “Nosso projeto de eficiência de portos tem o objetivo de diminuir o custo do transporte de cargas pelos portos brasileiros e reduzir o tempo das operações de importação e exportação”, afirmou, lembrando que isso tem potencial para dar mais competitividade para a indústrias.

“Conhecemos várias possibilidades de incrementar a cooperação entre Santa Catarina e o Reino Unido. Em 2019, o comércio entre Brasil e Reino Unido foi da ordem de US$ 4,4 bilhões e Santa Catarina participou com 10% desse montante. Somos um estado importante nessa relação comercial e temos um potencial enorme de crescimento”, afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

A ministra conselheira também destacou parcerias na área de educação com diversas instituições catarinenses para a ampliação do ensino bilíngue, entre elas, a Rede SESI SENAI. Ela informou ainda que há interesse em avançar na agenda de parcerias com o setor de tecnologia. “Muitas das empresas brasileiras desse setor têm o Reino Unido como uma plataforma de internacionalização dos seus produtos para a Europa. O Reino Unido é o principal hub de fintechs no mundo e sedia mais de 1,6 mil delas. Esta é definitivamente uma área em quer estamos investindo e, por isso mesmo, buscando ampliar as parcerias no Brasil”, disse. Outra área de interesse é a infraestrutura, principalmente em projetos de mobilidade.