Empresários diversificam parcerias no exterior pela competitividade

Desenvolvimento de novos fornecedores e acesso a lançamento de produtos são destaques da visita organizada pela FIESC à Canton Fair; Entidade já aceita adesões para evento de outubro de 2024

Florianópolis, 23.04.24 - Ampliar a rede de fornecedores e conhecer em primeira mão as tendências do mercado internacional foram as principais motivações dos empresários que participaram do grupo organizado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) para participar da primeira fase da 135ª Canton Fair.

Para os empresários que viajaram à China, a feira multissetorial é uma oportunidade excelente de estreitar relacionamentos com atuais fornecedores e ter acesso a uma grande variedade de expositores, otimizando tempo e recursos. O CEO da Vantec, Adriano Luiz Vanzin, explica que, apesar de a empresa já ter negócios com a China, a visita à feira abriu as portas para novos produtos para a linha de montagem de máquinas. “Isso vai nos possibilitar sermos mais competitivos e eficientes, resultando em um produto ainda melhor”, destaca.

O diretor de expansão da Altona, Fernando Vetter, explica que a feira trouxe a oportunidade de novos negócios, com o desenvolvimento de novos fornecedores. Ele destaca ainda como positiva a interação com as empresas locais visitadas e também o network com as demais empresas integrantes do grupo.

Visitas Técnicas

Durante a viagem à China, o grupo teve a oportunidade de conhecer duas fábricas chinesas e também conheceu mais sobre o terminal portuário localizado em Shenzhen em apresentação da executiva Candy Liu, do departamento comercial da empresa Yantian International Container Terminal.

As visitas incluíram ainda uma das cinco fábricas do Grupo Tongxiang, fundado em 1989 e que desenvolve produtos baseados em moldagem por fundição, usinagem de precisão, além de atuar em soldagem estrutural, fabricação de chapas metálicas e montagem completa de máquinas para mais de 1 mil empresas de ponta fabricantes de equipamentos em todo o mundo.

Outra fábrica visitada foi a Well Tech, que fabrica peças e máquinas que são usadas principalmente no campo de exploração e desenvolvimento de petróleo e gás. Possui uma área de 45.000 ㎡ e mais de 560 funcionários na cidade de Foshan, província de Guangdong.

O grupo também conheceu o showroom da Guangzhou Automobile Group GAC - empresa referência na fabricação de carros elétricos. A empresa conta com quatro fábricas em Guangzhou e 120 mil funcionários. Hoje, atua nos mercados do Oriente Médio, Sudeste Asiático, Europa Oriental, África e América, num total de 39 países. A expectativa da GAC é entrar no mercado brasileiro ainda em 2024, como parte do seu processo de expansão internacional.

A FIESC está recebendo adesões para a edição de outubro da Canton Fair. Os interessados podem se inscrever no link.