ZEN inaugura estação de reciclagem para colaboradores

A ZEN S/A criou um espaço para incentivar seus colaboradores a praticarem a sustentabilidade ambiental para além dos muros da empresa. No dia 23 de setembro, a indústria automotiva de Brusque inaugurou a Estação ReciclaZEN, um local para descarte do lixo doméstico, que é encaminhado para destinação ambientalmente responsável. Para reforçar a ação, a empresa promoveu uma campanha educativa para os cerca de 900 colaboradores, que podem levar materiais recicláveis e resíduos que necessitam de descarte especial, como equipamentos eletrônicos e pilhas.

Com a Estação ReciclaZEN, a empresa disponibilizou um local no estacionamento para expandir o leque de materiais que já podiam ser descartados anteriormente pelos colaboradores. A coleta de equipamentos eletrônicos, por exemplo, era só permitida uma vez ao ano, durante campanha interna que já arrecadou cerca de 8 toneladas desde 2016. Agora, colaboradores podem levar materiais durante todo o ano.

A ZEN acredita que a solução para o lixo no planeta parte de uma rede em que todos devem contribuir, empresas, instituições e cidadãos.  Neste sentido, busca expandir a cultura de sustentabilidade ambiental para as casas dos colaboradores. “Assim como a ZEN controla e descarta corretamente os resíduos gerados na empresa, os colaboradores também devem assumir responsabilidade pelo próprio lixo doméstico. Como forma de incentivo, facilitamos a vida de nosso time, que encontra local para descarte responsável sem precisar sair da rotina casa-trabalho”, explica a gerente de RH da ZEN, Schirlei Knihs Freitas.

Image removed.

Gerente de RH da ZEN, Schirlei Knihs Freitas

Semana ODS na Prática

O lançamento da Estação ReciclaZEN é parte da programação da ZEN para a Semana ODS na Prática. Comemorada de 20 a 25 de setembro, a Semana tem abrangência no Estado de Santa Catarina. O intuito é divulgar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU. Durante esta semana, a ZEN ainda comemorou o Dia da Árvore com entrega de mudas nativas e apoiou a Descida do Rio, ação promovida pela Fundema para retirada de lixo no Itajaí Mirim.

Como signatária do Movimento Nacional ODS – Santa Catarina, a ZEN promove ações socioambientais, atuando principalmente para o consumo e a produção responsável. Busca uma produção mais limpa por meio da eliminação de desperdícios e otimização de processos. Para saber mais sobre as ações da empresa relacionadas aos ODS acesse https://www.flipsnack.com/zensa/flipsnack/full-view.html

Com informações da assessoria de imprensa da Zen.