Zagonel quer chegar aos 40 anos faturando R$ 1 bilhão

Roberto Zagonel, fundador da indústria localizada em Pinhalzinho, disse que a companhia trabalha para alcançar a meta até 2029; em reunião de diretoria da FIESC, ele contou a trajetória da empresa, que neste mês participa do Espaço Indústria, da FIESC, em Florianópolis

Clique aqui e confira a cobertura fotográfica no Flickr da FIESC

Florianópolis, 23.9.2022
– A Zagonel, indústria fabricante de duchas, torneiras e luminárias, localizada em Pinhalzinho, tem a meta de faturar R$ 1 bilhão até 2029, quando completará 40 anos de fundação. A informação foi dada pelo fundador da empresa, Roberto Zagonel, durante apresentação na reunião de diretoria da Federação das Indústrias (FIESC), nesta sexta-feira, dia 23. Neste mês, a empresa, que emprega mais de 800 profissionais, expõe uma mostra dos seus produtos no Espaço Indústria, localizado na sede da Federação, em Florianópolis.

Roberto é filho de agricultores e morou na roça até os 19 anos. Por incentivo dos tios, foi fazer curso técnico no SENAI, onde se formou em manutenção. “Comecei a Zagonel em 1989, consertando eletrodomésticos”, disse. Porém, ele pagava aluguel e queria construir uma sede própria para a empresa. Para conseguir financiamento, precisou transformar a Zagonel numa indústria e começou a fabricar bombas submersas e eletrificadores de cercas. “Com isso, descobri que a indústria era mais promissora”, resumiu.

Ainda quando estudava no SENAI, nos anos 1990, ele criou um chuveiro eletrônico, que permite trocar a temperatura na hora do banho. Inclusive, a invenção rendeu um prêmio a ele. “Na época que desenvolvi o produto, não tinha condições financeiras, mas o gerente de um banco liberou um financiamento, o que viabilizou a produção do chuveiro”, relatou. Em sua apresentação, ele destacou a importância da formação técnica e do trabalho realizado pelo SENAI na área. “Todo investimento que fizemos em pessoas, buscando profissionais com formação técnica, a evolução foi certeira”, disse.

“A história do Roberto é inspiradora, nos orgulha e nos motiva. Temos uma vocação para a indústria muito forte. Quando a gente fala que a indústria é o coração de Santa Catarina, temos o porquê falar. E esse é um dos exemplos”, disse o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.