Workshop reúne Observatórios da Indústria de todo país na FIESC

Evento discute gestão de portfólio e de projetos, troca de experiências e cases de sucesso em dois dias de programação

Florianópolis, 02.05.24 - Representantes das Federações da Indústria de todo Brasil participaram do 2º Workshop de Inteligência da Rede de Observatórios do Sistema Indústria (ROSI), na segunda, 29, e terça, 30, na sede da FIESC, em Florianópolis. O encontro discutiu o tema “P&D, gestão de portfólio e de projetos” e fortaleceu as atividades dos Observatórios que atendem tanto às Federações, SESI, SENAI, IEL, quanto às empresas e os governos em cada estado.

Os participantes discutiram estratégias e compartilharam experiências na produção de dados estratégicos para a indústria, práticas e ferramentas de gestão de projetos e de portfólio e desenvolveram propostas de projetos, com foco nos desafios e oportunidades da Rede de Observatórios. “Tivemos diferentes tipos de imersão na cultura do ecossistema de inovação e podemos mostrar para a Rede o quanto estamos conectados e somos disruptivos na busca pela excelência em nossos processos e contribuição para a reinvenção da indústria”, afirma o gerente do Observatório FIESC, Alexandre Moraes Ramos.

No workshop, os estados do Tocantins, Pará e Sergipe foram certificados e passaram a integrar a Rede de Observatórios, que atualmente conta com 24 membros. Marcelo Bispo, gerente do Observatório Nacional da Indústria, ressalta a importância desse encontro para a Rede.  "Participar deste momento é uma imensa satisfação, porque volta para o DNA do que temos discutido no início, em que podemos criar uma sinergia para termos interlocução que envolvesse as federações e entidades para discutirmos portfólios, que podem trazer o ganho de escala e a possibilidade de replicações dessas boas práticas. O sistema se consolida em crescimento que reflete na indústria, o que é fundamental para nosso foco”, enfatiza.

Além da imersão e experiência no laboratório de inteligência do Observatório FIESC, o D. Lab, os participantes conheceram a estrutura da Academia FIESC de Negócios, espaço para desenvolvimento de projetos e focado em dados para a tomada de decisão.

A gerente executiva do Instituto Euvaldo Lodi - IEL/SC, Eliza Coral, destacou a importância de integrar os estados de todo o país. “Foram dois dias de um evento fantástico, com muita interação e compartilhamento de informações e conhecimentos, o que fortalece ainda mais a Rede de Observatório no Brasil”, destaca.

O encontro foi encerrado com a apresentação do diretor de Inovação e Competitividade da FIESC, José Eduardo Azevedo Fiates, sobre o Plano Integrado de Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável de Santa Catarina e as Políticas Industriais Internacionais, além de outros temas importantes para fortalecer ainda mais a economia catarinense.

A 3ª edição do workshop acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro deste ano, em Curitiba, e será realizada pelo Observatório Nacional da Indústria, Observatório FIESC, Observatório da Indústria da FIEC e o Observatório do Sistema FIEP.