Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Workshop reúne gestores de RH de empresas do Vale do Itapocu

Em evento promovido pela FIESC, indústrias são incentivadas a desenvolver planos de desenvolvimento de pessoas

Jaraguá do Sul, 23.6.2015 – A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) promoveu na manhã desta terça-feira (23), no auditório do SESI de Jaraguá do Sul, o workshop EducaRH. O objetivo foi compartilhar informações e experiências voltadas à qualificação e ao desenvolvimento dos trabalhadores do Vale do Itapocu.

Realizada em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos, a iniciativa reuniu cerca de 60 profissionais das áreas de gestão de pessoas, e debateu formas para estimular a melhoria da competitividade da indústria da região. 

O vice-presidente regional Célio Bayer entende que o trabalho em parceria com entidades como a ABRH reforça o trabalho realizado pela FIESC. “O conhecimento dos profissionais de Recursos Humanos, que convivem nas empresas com os mesmos desafios de melhorar a qualificação dos trabalhadores é fundamental para o resultado que buscamos para a nossa indústria”, afirma. 

Para ele, a realização do workshop que antecede à Implantação da Câmara Regional do Movimento A Indústria pela Educação, nesta quarta-feira (24) representa um avanço importante, uma convergência positiva para qualificar ainda mis o setor produtivo catarinense.

Antônio Carradore, diretor-executivo do Movimento A Indústria pela Educação, afirma que o workshop busca dar motivação para que as empresas troquem conhecimentos a partir das suas experiências e com isso estimulem o movimento pela educação. “Há um grande desafio na medida em que 45% dos trabalhadores em Santa Catarina não possuem formação básica completa, o que demonstra a necessidade de investirmos ainda mais, na medida em que escolaridade e qualificação estão diretamente relacionadas à condição da indústria ser mais competitiva”, avalia.

Este foi o sexto workshop realizado no Estado, de um total de 16 serão realizados em todas as regiões. Durante o encontro, são debatidos indicadores de qualidade e as empresas participantes apresentam seus cases. Ao final do roteiro de encontros os dados estarão disponíveis para consultas como forma de disseminar as informações em todo o estado. 

No workshop a empresa Alenice Indústria Têxtil, de Guaramirim, apresentou dois cases de trabalhadoras beneficiadas com os programas de educação para jovens e adultos, do SESI, e o programa de Aprendizagem Industrial, do SENAI. Vanessa Pessatti Junckes, coordenadora de RH, explica que oferecer aos trabalhadores a oportunidade de voltar a estudar vem ajudando a descobrir o potencial de muitos funcionários. 

Fundada há 21 anos e com 293 empregados - sendo 20 jovens aprendizes- e tendo em seu quadro 80% de mulheres, a empresa vinha sofrendo com a rotatividade. “Percebemos que os empregados precisavam de mais motivação, e com o programa de incentivo conseguimos bons resultados”, assinala Vanessa. É o caso de Janaína Gomes dos Santos, 19 anos, que está concluindo a o ensino fundamental, e Maria Loreci da Silva Xavier, que aos 49 anos, retomou os estudos que havia interrompido no terceiro ano do ensino fundamental.


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias de Santa Catarina
(48) 3231 4244 / (48) 9176 2505
imprensa@fiescnet.com.br

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn