Workshop reúne gestores de RH de empresas do Vale do Itapocu

Em evento promovido pela FIESC, indústrias são incentivadas a desenvolver planos de desenvolvimento de pessoas

Jaraguá do Sul, 23.6.2015 – A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) promoveu na manhã desta terça-feira (23), no auditório do SESI de Jaraguá do Sul, o workshop EducaRH. O objetivo foi compartilhar informações e experiências voltadas à qualificação e ao desenvolvimento dos trabalhadores do Vale do Itapocu.

Realizada em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos, a iniciativa reuniu cerca de 60 profissionais das áreas de gestão de pessoas, e debateu formas para estimular a melhoria da competitividade da indústria da região.

O vice-presidente regional Célio Bayer entende que o trabalho em parceria com entidades como a ABRH reforça o trabalho realizado pela FIESC. “O conhecimento dos profissionais de Recursos Humanos, que convivem nas empresas com os mesmos desafios de melhorar a qualificação dos trabalhadores é fundamental para o resultado que buscamos para a nossa indústria”, afirma.

Para ele, a realização do workshop que antecede à Implantação da Câmara Regional do Movimento A Indústria pela Educação, nesta quarta-feira (24) representa um avanço importante, uma convergência positiva para qualificar ainda mis o setor produtivo catarinense.

Antônio Carradore, diretor-executivo do Movimento A Indústria pela Educação, afirma que o workshop busca dar motivação para que as empresas troquem conhecimentos a partir das suas experiências e com isso estimulem o movimento pela educação. “Há um grande desafio na medida em que 45% dos trabalhadores em Santa Catarina não possuem formação básica completa, o que demonstra a necessidade de investirmos ainda mais, na medida em que escolaridade e qualificação estão diretamente relacionadas à condição da indústria ser mais competitiva”, avalia.

Este foi o sexto workshop realizado no Estado, de um total de 16 serão realizados em todas as regiões. Durante o encontro, são debatidos indicadores de qualidade e as empresas participantes apresentam seus cases. Ao final do roteiro de encontros os dados estarão disponíveis para consultas como forma de disseminar as informações em todo o estado.

No workshop a empresa Alenice Indústria Têxtil, de Guaramirim, apresentou dois cases de trabalhadoras beneficiadas com os programas de educação para jovens e adultos, do SESI, e o programa de Aprendizagem Industrial, do SENAI. Vanessa Pessatti Junckes, coordenadora de RH, explica que oferecer aos trabalhadores a oportunidade de voltar a estudar vem ajudando a descobrir o potencial de muitos funcionários.

Fundada há 21 anos e com 293 empregados - sendo 20 jovens aprendizes- e tendo em seu quadro 80% de mulheres, a empresa vinha sofrendo com a rotatividade. “Percebemos que os empregados precisavam de mais motivação, e com o programa de incentivo conseguimos bons resultados”, assinala Vanessa. É o caso de Janaína Gomes dos Santos, 19 anos, que está concluindo a o ensino fundamental, e Maria Loreci da Silva Xavier, que aos 49 anos, retomou os estudos que havia interrompido no terceiro ano do ensino fundamental.

Federação das Indústrias de Santa Catarina
(48) 3231 4244 / (48) 9176 2505