Workshop em São Miguel do Oeste debate logística e produtividade

Cerca de 70 empresários acompanharam o evento

São Miguel do Oeste, 26.10.2015 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), a Câmara para Assuntos de Transporte e Logística da entidade e o Instituto SENAI de Tecnologia em Logística realizaram,  no final da tarde desta segunda-feira (26), em São Miguel do Oeste, o Workshop Regional de Logística e Transporte. No evento, que contou com a participação de cerca de 70 empresários e representantes das indústrias regionais, houve a apresentação de dois cases e do panorama do Brasil.

Na oportunidade, o primeiro vice-presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, apresentou as ações da Câmara e cenário industrial. Ele falou da infraestrutura do transporte de Santa Catarina, como portos, aeroportos e rodovias. Também destacou a falta de fiscalização e a demora na conclusão dos trabalhos. “Muitas obras nem foram concluídas e já estão degradadas”, relatou.

Ele citou também que há uma desatenção federal quanto às estruturas catarinenses de transporte, mostrando uma imagem de uma rodovia na divisa de Santa Catarina e Paraná, ondo o lado catarinense estava degradado e o lado paranaense em perfeitas condições. “É um exemplo claro da desigualdade no tratamento de cada Estado” disse Aguiar.

Outro assunto abordado por ele foi em relação às obras de infraestrutura na região Oeste, como as BRs 282, 163 e 216. “São necessários mais de R$ 500 milhões de investimentos em obras como revitalização, sinalização e ampliação da capacidade das rodovias, além da ponte na fronteira com a Argentina”, resumiu ele.

Além disso, há necessidade de investimentos em aeroportos e ferrovia. Todo o levantamento foi entregue para senadores e deputados federais de Santa Catarina. “A Fiesc faz essa pressão sobre os governos para que a indústria possa ter mais competitividade e o usuário das rodovias tenham mais segurança”, finalizou.

Logo depois, os representantes da empresa Dielo Alimentos, Claudir Mocelin e Cláudio Shumann, apresentaram o sistema de simulação computacional e otimização da produtividade na armazenagem. O empresário e diretor da Dipães Indústria, Volmir Meotti, apresentou o case ganhos de produtividade e desempenho com ferramentas lean manufacturing.

Depois, o diretor do Instituto SENAI, Geferson Luiz dos Santos, abordou o tema “Do portão para dentro: o que estamos fazendo para aumentar a competitividade da indústria”.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp