WestRock investe mais de R$ 8,4 milhões em iniciativas de Responsabilidade Social em 2022

Programas profissionalizantes para comunidades com foco em pessoas em situação de vulnerabilidade e de quatro diversidades aceleram contratações afirmativas da empresa

A WestRock, fornecedora de embalagens e soluções de papel e papelão ondulado, integrou diversidade & inclusão à sua estratégia de ações sociais nas comunidades onde está inserida como uma oportunidade de avançar ainda mais no tema. Apenas em 2022, 100% dos programas próprios focaram em pessoas diversas. Mais de R$ 8,4 milhões foram investidos em 68 iniciativas, das quais 30% tiveram o foco em D&I. Os números são do Relatório de Responsabilidade Social WestRock Brasil 2022 que acaba de ser divulgado.

Com atuação nos estados em que está presente com suas operações: Ceará, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, a WestRock Brasil acelerou seus programas de educação profissionalizante para pessoas em situação de vulnerabilidade social e diversidades (mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIAPN+) em áreas e posições chave para a empresa.

O programa DesEnvolve é um dos caminhos utilizados pela empresa para capacitar e recrutar pessoas diversas nas comunidades. Realizado pela WestRock em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o projeto prepara pessoas em situação de vulnerabilidade para a indústria, por meio de cursos técnicos customizados e de aperfeiçoamento com vagas exclusivas para diversidades. No período de 2022, 13% das novas contratações da Unidade Papel e Florestal WestRock vieram do Programa. Dos 76 graduados, 71% são pessoas diversas (mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e LGBTQIAP+). Já na região de Porto Feliz-SP, dos 60 alunos(as) em curso de formação profissionalizante, 72% são mulheres e 43% pessoas negras (pretas e pardas).

Já o Formare, programa da Fundação Iochpe de qualificação voltado para jovens, também teve foco intencional na capacitação de 100% de pessoas negras. Da primeira turma formada no programa, realizada em Pacajus-CE, 58% dos jovens foram contratados. A nova onda do programa iniciará ainda em 2023 na cidade de Blumenau-SC, onde a empresa possui uma unidade fabril de embalagens de papelão ondulado.

Com um investimento 47% superior a 2021, as iniciativas sociais da empresa impactaram positivamente 123 mil pessoas no último ano. De acordo com Cynthia Wolgien, diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da WestRock, é fundamental investir em ações afirmativas para contribuir com a entrada e o desenvolvimento desses grupos no mercado de trabalho colaborando para corrigir injustiças históricas. “Nossa intenção é conectar nossas demandas de negócios com o potencial que existe em nossas comunidades, começando por identificar as necessidades das nossas operações, mapeando, junto com o time de RH, as competências necessárias para essas posições de trabalho e oferecendo capacitações focadas em pessoas diversas, em parceria com instituições de ensino, aumentando assim a empregabilidade dessa população, seja para concorrer a vagas na WestRock ou em outras empresas do segmento”, afirma.

Texto e fotos: assessoria de imprensa da WestRock