Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

WEG toma R$ 118,8 milhões com BNDES para desenvolver motores elétricos

Projeto aprovado pelo banco inclui o desenvolvimento de motores para atender a novas soluções de mobilidade elétrica 

Florianópolis, 20.02.2024 - O plano de inovação do Grupo WEG, a ser conduzido por sua equipe de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em Jaraguá do Sul, teve aprovado R$ 118,8 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto contempla investimentos em digitalização e descarbonização, a serem realizados pela companhia até 2025, o que inclui pesquisa de novos materiais e desenvolvimento de motores elétricos.

Entre as rotas tecnológicas previstas, estão o desenvolvimento de:

  • produtos mais eficientes, sustentáveis e digitais, com incorporação de tecnologias 4.0, conectividade entre máquinas e sistemas de monitoramento em tempo real;
  • novos materiais para motores elétricos, visando reduzir perdas de fabricação; e
  • novas topologias de motores elétricos, a exemplo de motores lineares, para atender a novas soluções de mobilidade elétrica.

O plano de inovação da WEG será financiado por meio da linha BNDES Mais Inovação, lançada pelo Banco em setembro de 2023, que oferece custo atrelado à taxa referencial (TR) para iniciativas de inovação e digitalização. 

Para além de fortalecer as capacidades de inovação da companhia, o projeto está alinhado a metas de descarbonização assumidas pela WEG. Em 2022, a empresa lançou o Programa WEG de Carbono Neutro, com meta de reduzir em 52% suas emissões de gases de efeito estufa até 2030.

Com informações do BNDES.

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.