WEG fornece soluções digitais para gestão do consumo de energia elétrica na DOCOL

Com o uso das soluções WEG Energy Management e Plataforma IoT WEGnology, a empresa otimizou o uso consciente de energia e registrou redução no “Carbon footprint”.

A energia elétrica é uma fonte básica de consumo para os processos produtivos de toda empresa. Sabendo que o uso desse recurso representa uma parte relevante do custo final de fabricação, surge a necessidade de pensar em formas de economia que tragam maior sustentabilidade e lucratividade ao negócio.

Foi nesse sentido que a DOCOL, maior exportadora de metais sanitários da América Latina, pioneira e líder no Brasil na fabricação de produtos que garantem o uso consciente da água, escolheu as soluções WEG Energy Management e Plataforma IoT WEGnology – Plataforma IoT ‘Low-code’ – para implementar o seu próprio sistema de gerenciamento de recursos energéticos de forma integrada, digital e inteligente. Só na primeira fase do projeto, a Docol já conseguiu registrar redução expressiva no consumo de energia e estima que ao final do ano essa redução represente uma economia total equivalente ao plantio de aproximadamente 40 árvores ou à redução na emissão de 10 toneladas de carbono (tCO²e) ao ano.

Os resultados foram alcançados a partir das notificações geradas pelo software e também pela análise do histórico de dados de consumo e de qualidade da energia. Com a solução de gestão de energia e utilidades da WEG foi possível identificar os desperdícios e com isso criar políticas mais efetivas de conscientização para os colaboradores.

Segundo o Engenheiro Jefson de Souza Jr, outros ganhos também foram observados na DOCOL: “Outros ganhos para planta, além da economia de energia, estão relacionados ao dimensionamento da distribuição de cargas, facilitando a adequação e a gestão de novas ampliações, garantindo assim um aumento na disponibilidade de energia no parque fabril.”

O WEG Energy Management é um software de gerenciamento do consumo de recursos energéticos, que transforma os dados coletados por dispositivos de medição de energia e utilidades em informações úteis para o monitoramento e gestão do uso desses recursos, em tempo real e de forma amigável. Aliado a Plataforma IoT WEGnology, a gestão de energia e utilidades se torna ainda mais completa, dando flexibilidade e adaptabilidade para a própria DOCOL customizar o seu monitoramento e ter informações sempre atualizadas e disponíveis em cloud para acesso de qualquer lugar e a qualquer momento, potencializando assim os ganhos produtivos.

A WEG, reconhecida pelo desenvolvimento de equipamentos de alta performance para ambientes industriais, oferta ao mercado diversas combinações de produtos e soluções para a Indústria 4.0.

Com informações da Weg