WEG entrega 100 primeiros ventiladores pulmonares

Em comunicado, a empresa destacou que a fabricação do primeiro lote se deu em prazo recorde, de pouco mais de 30 dias de intensa corrida contra o relógio, em trabalho que envolveu, dia e noite, incluindo finais de semana, mais de 100 colaboradores

Florianópolis, 27.5.2020 – A companhia catarinense WEG S.A. entregou nesta semana os 100 primeiros ventiladores pulmonares para UTI, de sua fabricação. Conforme comunicado da empresa, a ação foi realizada em prazo recorde de pouco mais de 30 dias, de intensa corrida contra o relógio, em trabalho que envolveu, dia e noite, incluindo finais de semana, mais de 100 colaboradores. O apoio institucional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e da Associação Catarinense de Medicina (ACM) ajudou na viabilização do atendimento das demandas dos governo Federal e de Santa Catarina.

Conforme anunciou a Weg, para produzir os respiradores, foram remodeladas cinco áreas de diferentes unidades fabris. “A Companhia está muito satisfeita com o resultado, com a dedicação dos seus colaboradores, e principalmente em poder ajudar a salvar vidas neste momento crítico de pandemia, que foi o principal objetivo da empresa desde o começo”, destacou a empresa em seu comunicado.

“Esta é uma demonstração do protagonismo, da capacidade técnica, de inovação e de adaptação da indústria catarinense às exigências do mercado”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. “Mas, ainda mais importante, é também um exemplo da solidariedade do empresário do setor, que sempre dá uma importante contribuição à sociedade nos momentos difíceis, como em tantas tragédias vividas pelos catarinenses”, acrescenta.

Com estratégia inovadora coordenada em SC, indústrias aumentam produção nacional de ventiladores hospitalares

Além de prestar apoio institucional à WEG, a FIESC e o SENAI estão realizando um conjunto de outras ações para ampliar a oferta de ventiladores pulmonares ao sistema de saúde brasileiro. Os equipamentos são utilizados também no tratamento de pacientes com a Covid-19. Há uma estimativa de que cada aparelho salve de dez a 20 pessoas.

São duas frentes de ação. Uma delas é a ampliação da produção nacional dos equipamentos. Com a coordenação nacional do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura, localizado em Joinville, a entidade vem prestando consultoria para indústrias. Em seis projetos em andamento, a projeção é de que sejam produzidos mais de 8 mil aparelhos por mês.

Outra frente, é o conserto de ventiladores danificados e, por isso, fora de uso.