Webinar debate internacionalização como fator de competitividade das empresas em momento de crise

O evento online, organizado pela FIESC e pelo Sebrae/SC, será realizado na próxima quinta-feira, dia 23, às 9 horas; as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo sebrae.sc/webinar-internacionalizacao

Florianópolis, 20.4.2020 – Neste momento em que o mundo enfrenta uma crise, a internacionalização pode ser um componente aliado das micro e pequenas empresas que buscam aumentar a sua competitividade. Para debater esse tema, a Fiesc e o Sebrae/SC promovem na próxima quinta-feira, 23, o webinar “A internacionalização como estratégia para aumentar a competitividade dos pequenos negócios perante a pandemia da Covid-19”. O evento online será às 9 horas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo endereço sebrae.sc/webinar-internacionalizacao

Ouça:

Participarão do webinar o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar; o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca; a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, Maria Teresa Bustamante; a proprietária da Nugali Chocolates, Maitê Lang, e o gerente de Internacionalização do Sebrae/SC, Filipe Gallotti, que será o mediador. A proposta do webinar é compartilhar uma visão dos pequenos negócios, da cadeia produtiva e a prática do empresário que busca se reinventar diante deste momento.

“Pensar a empresa de forma internacional nos dá mais chances de ter sucesso em qualquer mercado, inclusive no doméstico”, afirma Maitê Lang. “Preparando as pessoas e os processos para superar os desafios de uma internacionalização, vamos desenvolver outras capacidades e habilidades para enfrentarmos grandes mudanças como essas impostas pela pandemia”, destaca.

Maria Teresa Bustamante observa que internacionalização das empresas não significa apenas realizar compra ou venda de produtos com outros países. É uma estratégia de competitividade. “A internacionalização é a chave para que o empresário catarinense possa se reerguer e se reinventar no pós-pandemia”, afirma. “O programa de internacionalização da FIESC visa cooperar estreitamente com o empresário para que ele possa ter melhor gestão de recursos financeiros, melhor qualidade, melhor preço, melhor estratégia, melhor modelo de negócios para poder ampliar as suas vendas após a pandemia”, acrescenta a presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC. Ela percebe um grande potencial de negócios com países vizinhos, incluindo Equador, Colômbia, Peru, ou mesmo o México e a América Central. “São países que têm a possibilidade de importar do Brasil com redução ou, muitas vezes, sem pagamento de impostos”, completa.

De acordo com o gerente de internacionalização do Sebrae/SC, é fundamental que os empresários pensem em possibilidades para superar a crise. “Muitos empreendedores não visualizam o grande potencial dos seus negócios e acabam por não identificar oportunidades. A internacionalização atua transversalmente e pode ser uma alternativa para ajudar o empresário a encontrar soluções e conteúdo para superar a pandemia da Covid-19”, comenta Filipe Gallotti.