Voo cargueiro Miami-Florianópolis já movimentou R$ 525 milhões

Linha tem oportunidades para crescimento de transporte internacional de cargas; os 41 voos realizados em nove meses movimentaram 450 toneladas; balanço foi apresentado por representantes da Floripa Airport e Latam Airlines durante a reunião conjunta e on-line do Conselho Estratégico para Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense e da Câmara de Transporte e Logística da FIESC

Florianópolis, 18.5.2021 – Em nove meses de existência e 41 voos realizados, a rota cargueira direta de Miami (EUA) à capital catarinense movimentou 450 toneladas, que correspondem a R$ 525 milhões. Ainda que haja uma tendência de crescimento do volume transportado, a média semanal carregada em 2021 é de 13 toneladas, com picos de 25 toneladas a 30 toneladas, enquanto a capacidade do avião é de 52 toneladas. A análise foi apresentada nesta terça-feira (18) durante a reunião conjunta e on-line do Conselho Estratégico para Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense e da Câmara de Transporte e Logística da FIESC por representantes da Latam Cargo e da Floripa Airport, que operam, respectivamente, o voo e o aeroporto de Florianópolis.

“É indiscutível a importância de termos um aeroporto de cargas em Santa Catarina”, destacou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. “O aeroporto de Florianópolis tem todas as condições favoráveis, como o comprimento de pista, segurança e infraestrutura de serviços, incluindo a Receita Federal para o ágil desembaraço das cargas”, acrescentou. Aguiar ainda considera importante que o setor industrial catarinense faça uso desse voo para vender ao mercado externo, tendo em vista que, conforme os representantes da Latam e da Floripa Airport, até o momento não houve demandas para exportação.

“O voo tem três fatores fundamentais: alta regularidade, alta pontualidade e a oportunidade que o estado de Santa Catarina tem para o comércio internacional, aumentando a ocupação do voo”, disse Ricardo Gesse, diretor-executivo da Zurich Airport Brasil, da qual a Floripa Airport é subsidiária. Alexandre Silva, diretor de Vendas de Cargas Internacionais no Brasil da Latam Airlines, explicou que até agora o voo foi realizado em todas as semanas. O voo, feito por uma aeronave cargueira do modelo Boeing 767-300F, decola em Miami todas as segundas-feiras, às 3h15min (horário local) direto para Florianópolis, onde pousa às 12h45min. No retorno faz escala em São Paulo.

Conforme as apresentações de Alexandre Silva e Davi Piza, coordenador logístico da Zurich Airport Brasil, 86% das cargas que chegam têm como destino Santa Catarina, 7% vão para o Paraná e o restante é distribuído entre o Rio Grande do Sul, São Paulo e o Distrito Federal. Do percentual que é destinado ao estado catarinense, 70% é importado por empresas localizadas na Grande Florianópolis e 15%, de Itajaí. Em torno de 80% da carga é de produtos eletrônicos. A maior parte (79%) do volume é liberada em até 24 horas.

Beatriz Pereira, diretora-executiva da All Nations, importadora de produtos de informática, disse que os produtos fazem a rota Hong Kong-Miami-Florianópolis, o que reduz os riscos de roubos e avarias, além da agilidade em todo o processo.

O vice-presidente de vendas para a América do Norte da Latam Airlines, Andrés Varela, informou que a companhia adquiriu mais dez aviões cargueiros, que se juntarão à atual frota de 11 aeronaves exclusivas para transporte de cargas.

Na reunião também foram apresentadas propostas que a FIESC apresenta nesta quarta-feira ao Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para o atendimento de demandas catarinenses no Plano Nacional de Logística.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina