Florianópolis, 13.9.2015 – Mais de 700 pessoas se reuniram neste domingo (13), na Avenida Beira Mar de Florianópolis, para a prática de atividades físicas e, também, do voluntariado. Esta foi a primeira edição do SESI Corridas do Bem. O evento é promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio da sua entidade, em parceria com a Arquidiocese de Florianópolis. Os recursos obtidos por meio desta mobilização serão revertidos para as obras sociais realizadas por 70 paróquias catarinenses.
Para o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, que cumpriu os cinco quilômetros de caminhada junto com os participantes, a iniciativa é uma forma de estimular um estilo de vida mais saudável e ajudar ao próximo também. “O nome é o mais apropriado: correr pelo bem das pessoas. É o momento de reunir a família e ainda ajudar a Arquidiocese de Florianópolis a realizar suas ações sociais”, afirmou.
O presidente da Ação Social Arquidiocesana, diácono Djalma Lemes, reforça a relevância do evento para a comunidade. “É a igreja a serviço de todos, procurando estimular a prática saudável da atividade física e nos auxiliando a realizar projetos de caridade em Santa Catarina”, destacou, citando mote da Campanha da Fraternidade 2015, conduzida pela Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB).
Quem quer fazer o bem é Viviane Laydner, mãe do jovem Guilherme Laydner, de 26 anos, que tem parte dos movimentos comprometidos por conta de uma paralisia cerebral. Ela adaptou uma cadeira para levá-lo às corridas que ele tanto gosta. “Temos uma rotina de intensa de exercícios. Quero estimular outros pais de vítimas da paralisia a participar de corridas e promover a socialização deles”, revela Viviane.
O jovem Jarbas Pereira da Silva, de São Joaquim, conquistou o segundo lugar geral na prova. Ele é deficiente visual e corre com a ajuda de um guia. “Há três anos me dedico às corridas, hoje sou para-atleta e representarei o Estado em uma prova mundial”, conta orgulhoso.
Aos 75 anos, seu Sabino Dambrós cumpriu os cinco quilômetros de corrida em 36 minutos. “Corro todo dia e posso afirmar que não tenho dor alguma, é uma terapia”, afirma o atleta que está em tratamento contra o câncer. Já seu Carlos Augusto Gomes foi o corredor mais experiente da prova, com 90 anos. “Minha filha é nutricionista e cuida da minha alimentação, por isso tenho uma saúde de ferro”, brinca.
Os participantes tiveram ainda à disposição uma série de orientações para a adoção de um estilo de vida mais saudável. A próxima corrida será realizada em São José no dia 4 de outubro e as inscrições podem ser feitas até o dia 28 de outubro no site www.corridasdobem.com.br. No dia 29 de novembro, o evento ocorre em Itajaí. Mais informações pelo telefone (48) 3381-9149 ou pelo e-mail humberto.martins@sesisc.org.br.
Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4244 | 48 9176-2505
elida.ruivo@fiesc.com.br