Vigilância Epidemiológica alerta para aumento de casos de dengue em Santa Catarina

Comunidade deve estar atenta e eliminar possíveis criadouros do mosquito

Florianópolis, 15.04.2020 - A Vigilância Epidemiológica está alertando a comunidade sobre o aumento dos casos de dengue no estado. De acordo com o último boletim epidemiológico, no período de 29 de dezembro de 2019 a 28 de março de 2020, foram notificados 2.316 casos de dengue em Santa Catarina. Na comparação com o mesmo período de 2019, quando foram notificados 1.631 casos, observa-se um aumento de 42% na notificação de casos em 2020. Em relação aos casos confirmados, em 2020, até o momento foram confirmados 691 casos no estado, sendo que no mesmo período em 2019 haviam sido confirmados 327 casos.

A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia, mialgias, artralgias, dor retro-orbital. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.

Pessoas que estiveram, nos últimos 14 dias, numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentarem os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para avaliação. Saiba mais em http://www.dengue.sc.gov.br/

mapa

Com informações da DIVE

Federação das Indústrias de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp