Florianópolis, 20.6.2017 – O assessor executivo do Movimento Santa Catarina pela Educação, Antônio Carradore, apresentou nesta terça-feira (20), na Câmara de Vereadores de Chapecó, ações promovidas por meio da iniciativa da FIESC. Ele detalhou o projeto Inovação na Educação: Projeto Inovação na Educação: Desenvolvendo e Avaliando Criatividade e Pensamento Crítico, voltado ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, resultado de parceria entre FIESC, Instituto Ayrton Senna e as secretarias de Estado da Educação e do município de Chapecó, além de envolver a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O projeto, que envolve outros 15 países, beneficia 2,5 mil estudantes de 35 escolas de Chapecó. Desde 2015, 205 professores e 35 multiplicadores foram capacitados para atuar no projeto.
O Movimento, segundo Carradore, tem sua atuação voltada para a educação no mundo do trabalho. “Temos como princípio, desenvolver cidadãos críticos e criativos, que atendam as demandas atuais e futuras dos setores econômicos, para isso, estamos trabalhando, em parcerias com setores econômicos para promover a escolaridade, qualificação e o desenvolvimento profissional de seus trabalhadores. Também construímos, junto ao poder público, ações que contribuam para a melhoria nos indicadores da educação no Estado”, explica.
Para a vereadora Astrit Tozzo, o projeto, que já é aplicado no município, deve nortear o sistema educacional do futuro. “A educação deve ser pensada para formar cidadãos que não tenham somente conhecimento científico, mas que sejam críticos, que saibam conviver em grupos, dialogar e expressarem-se. Esse projeto é importante pois trabalha a educação voltada para esse sentido”, finaliza.
Com informações da Assessoria da Câmara de Vereadores de Chapecó
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina