Vendas de setembro confirmam retomada da indústria catarinense

Embora setor tenha faturado menos que em agosto, resultado é 5,2% superior ao de setembro de 2016 e acumula alta de 1% no ano

Florianópolis, 3.11.2017 – As vendas da indústria catarinense em setembro foram 3,7% menores do que em agosto deste ano. Apesar disso, sinalizam a retomada do setor no Estado, pois na comparação com igual mês do ano anterior o resultado foi 5,2% maior e no acumulado do ano confirma o desempenho positivo, com alta de 1%. A pesquisa foi divulgada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nesta sexta-feira (3). As vendas são o último indicador a voltar ao azul, depois dos desempenhos favoráveis que já vinham sendo registrados ao longo do ano no emprego, na produção e nas exportações. Clique aqui para conferir os dados na íntegra.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, observa que o desempenho do setor no Estado se diferencia da média do País, pois no ano a indústria brasileira registra redução de 2,9% nas vendas. “O perfil industrial diversificado e desconcentrado explica o resultado diferente da indústria nacional”, avalia Côrte. A tendência cíclica, conforme o Observatório da Indústria da FIESC, prevê um pequeno aumento do faturamento para o fim do ano e certa estabilidade nos primeiros meses de 2018, embora as flutuações sazonais dos últimos meses de 2017 não possam ser ignoradas.

Com forte peso na economia catarinense, o setor de alimentos é um dos principais destaques da pesquisa, que é realizada pela FIESC e pela CNI, pois elevou as vendas em 12% no ano. Equipamentos de informática e eletrônicos, produtos de metal e móveis também estão entre os que mais ampliaram as vendas em 2017. Produtos de borracha e material plástico (-8,4%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-5,8%) são os segmentos que registraram as maiores quedas nas vendas.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp