Vendas da indústria de SC acumulam redução de 1,3% até novembro

Levantamento da FIESC mostra acentuação da queda em novembro, quando o setor produtivo faturou 6% a menos que no mesmo mês de 2013

Florianópolis, 16.01.2015 – As vendas da indústria catarinense acumulam queda de 1,3% entre janeiro e novembro de 2014, na comparação com o mesmo período de 2013. Os setores que mais contribuem para o desempenho negativo são os de metalurgia (-12,4%), vestuário (-10,5%) e veículos e autopeças (-9,7%). Os dados integram a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nesta sexta-feira (16).

A redução no total do faturamento ocorre apesar dos aumentos nas vendas reportados pelos segmentos de bebidas (+6,4%), alimentos (+6%) e máquinas e materiais elétricos (+4,1%).

Na comparação entre novembro e o mesmo mês de 2013, a desaceleração nos negócios chega a 6%, com forte diminuição nas vendas de vestuário (-26,9%), metalurgia (-17,4%) e móveis (-15,1%).

Os indicadores de horas trabalhadas na produção, massa salarial real e utilização da capacidade instalada, no entanto, ainda estavam positivos até novembro, com elevação de 0,2%, 1,5% e 0,1 ponto percentual, respectivamente. Já na comparação de novembro de 2014 com novembro de 2013 houve reduções de 4,2% no volume de horas trabalhadas e de 3,7% na massa salarial real. Nesta base, a utilização da capacidade instalada teve alta de 0,8 ponto percentual.

Brasil – A queda nas vendas da indústria nacional segue mais acentuada que a percebida em Santa Catarina. No acumulado do ano, o recuo no faturamento do setor produtivo é de 2%, na comparação com os primeiros 11 meses de 2013. Também estão negativos os indicadores de horas trabalhadas na produção (-3,5%) e utilização da capacidade instalada (-1,2 ponto percentual). Já a massa salarial real segue em elevação, com variação de 2,1%.

Na comparação entre novembro de 2014 e o mesmo mês do ano anterior estão negativos os indicadores de faturamento real (-4,8%), horas trabalhadas na produção (-6,6%) e massa salarial real (-1,2%). Os dados do Brasil integram levantamento divulgado também nesta sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).