Vendas da indústria catarinense caem 11% no acumulado até outubro

Levantamento realizado pela FIESC mostra que a maior desaceleração foi sentida pelos setores de vestuário e alimentar

Florianópolis, 01.12.2015 – A indústria catarinense registra redução de 11,4% nas vendas acumuladas entre janeiro e outubro, na comparação com o mesmo período de 2014. Os setores de vestuário e alimentar são os que contabilizam as maiores desacelerações, com recuos de 26,2% e 21,8%, respectivamente. Os dados integram a pesquisa Indicadores Industriais de SC, divulgada nesta terça-feira (01) pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

No período também estão negativos os indicadores de horas trabalhadas na produção (-7,8%) e massa salarial real (-2,4%). A utilização da capacidade instalada recuou 2 pontos percentuais, para 81,5%.

Na comparação entre outubro e o mesmo mês do ano passado, o recuo no faturamento chega a 19,3%, enquanto o volume de horas trabalhadas na produção cai 13,6%, a massa salarial real desacelera em 10,3% e a utilização da capacidade instalada diminui 2,9 pontos percentuais, para 81,1%.

Brasil – Dados divulgados também nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam para redução de 7,8% nas vendas do setor produtivo brasileiro nos dez primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2014. Também sofreram redução os indicadores de horas trabalhadas na produção (-9,8%) e massa salarial real (-5,7%).

Faça o download das pesquisas da FIESC e da CNI.

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4674 | 48 9981-4642
fabio.almeida@fiesc.com.br

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp