Vendas da indústria catarinense acumulam queda de 9% no ano

Pesquisa divulgada pela FIESC nesta segunda-feira mostra que em agosto o recuo se acentuou

Florianópolis, 05.10.2015 – As vendas da indústria catarinense acumulam redução de 8,9% nos oito primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2014. O desempenho negativo é impulsionado pela desaceleração no faturamento dos setores de vestuário (-26%) e alimentos (-19,2%). No campo positivo se destacam as vendas dos segmentos de informática, eletrônicos e óticos (18,1%) e diversos (14,1%). Os dados integram pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nesta segunda-feira (05).

O setor produtivo também acumula reduções no número de horas trabalhadas na produção (-6,6%), na massa salarial real (-0,8%) e no índice de utilização da capacidade instalada (-1,4 ponto percentual).

Na comparação com entre agosto de 2015 e agosto de 2014, o recuo é mais forte. O faturamento foi 11,4% menor, o número de horas trabalhadas na produção caiu 13,9%, a massa salarial real desacelerou 6,3% e a utilização da capacidade instalada diminuiu em 2,8 pontos percentuais.

Brasil – Dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que a indústria brasileira acumula queda de 6,6% no faturamento até agosto, na comparação com os oito primeiros meses do ano passado. No período, o número de horas trabalhadas na produção caiu 9,2%, enquanto a massa salarial real recuou 5%.

Faça o download das pesquisas da FIESC e da CNI.

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4674 | 48 9981-4642
fabio.almeida@fiesc.com.br

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp