Florianópolis, 9.02.2024 - O UniSENAI SC - campus Joinville receberá aporte no valor de R$ 2,5 milhões para desenvolver projeto que vai criar um cenário de metaverso industrial imersivo. A iniciativa está contemplada em programa do governo estadual, liderado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que visa estruturar laboratórios de pesquisa avançada em universidades de todas as regiões do estado.
O projeto aprovado pelo UniSENAI SC, em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser, visa integrar tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 em sistemas ciberfísicos aplicados à infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica. O principal diferencial é o uso compartilhado da rede que será estruturada. “É um laboratório multiusuário, isto é, vários pesquisadores podem operá-lo e incluir novos equipamentos. Isto é possível pela utilização de um cenário de metaverso industrial imersivo”, explica Luís Gonzaga Trabasso, pró-reitor de pesquisa do UniSENAI SC e pesquisador-chefe do Instituto SENAI de Joinville.
As soluções desenvolvidas e a realização de pesquisa avançada vão proporcionar simulações imersivas, análises preditivas e insights acionáveis que permitam materializar os ganhos da indústria 4.0 em um ambiente análogo ao encontrado nas empresas nacionais e internacionais.
Além de Gonzaga, a pró-reitora de pós-graduação, extensão e internacionalização do UniSENAI SC, Bárbara Yadira Melado Perez, acompanhou o evento de lançamento do Programa MultiLab SC – Laboratórios Multiusuários que vai injetar, no total, R$ 111 milhões em recursos para a compra de equipamentos de ponta e demais ações para alavancar a ciência e a inovação em Santa Catarina.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Assessoria de Imprensa