Programa junta formação acadêmica e atuação prática em projetos da indústria; concluintes de oito estados desenvolveram projetos para 14 empresas

Florianópolis, 26.06.2026 – O UniSENAI realizou nesta sexta-feira (26) a cerimônia de encerramento de nova turma do programa de residência em Inteligência Artificial.

O curso é pioneiro no Brasil por integrar formação acadêmica e atuação prática em projetos da indústria.

O evento foi realizado na Academia FIESC de Negócios, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis.

Participaram desta turma 16 profissionais da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Por um ano, eles atuaram como residentes em 14 empresas, desenvolvendo projetos de IA voltados a desafios reais delas

Imagem
c
Público no auditório da Academia FIESC de Negócios, onde foi realizada a cerimônia desta sexta

🎓 Programa equivale a uma pós-graduação

O programa equivale a uma pós-graduação. Criado em 2024, já formou 60 residentes. Eles desenvolveram 116 projetos para 32 empresas.

A residência aproxima academia e indústria e reforça o compromisso do UniSENAI de formar profissionais inovadores e alavancar a indústria.

Imagem
c
Logos de empresas que tiveram projetos desenvolvidos por residentes em IA desde 2024

🤝 Turma em andamento atende cooperativas

O programa conta atualmente com uma turma de residentes dedicada ao desenvolvimento de projetos em cooperativas. São 23 residentes atuando em 16 cooperativas dos segmentos financeiro, saúde e agroindustrial.

Imagem
c
Logos de cooperativas que, neste momento, têm residentes trabalhando em soluções em IA 

💡Como participar

Profissionais de todas as áreas podem participar do programa de residência em Inteligência Artificial do UniSENAI. Para ingressar, basta acompanhar a abertura de editais no site da instituição. Os residentes recebem bolsa mensal de R$ 2,5 mil durante o período de formação.

Empresas interessadas em contar com profissionais especializados em inteligência artificial também podem entrar em contato com o UniSENAI para participar de futuras turmas e projetos. 


Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação

Notícias relacionadas