UniSENAI encaminha acordos com instituições do Canadá para avanço da indústria 4.0

Missão que se encerra nesta quarta-feira (16), em Toronto, buscou atrair novos parceiros para projetos e pesquisas conduzidos em Santa Catarina nas áreas de inovação e inteligência artificial

Florianópolis, 16.11.2022 - Projetos e pesquisas que impulsionam a indústria 4.0 em Santa Catarina poderão receber relevantes contribuições após parcerias encaminhadas no Canadá. Os avanços são resultados da participação do UniSENAI, centro universitário do SENAI em Santa Catarina, em um programa do governo canadense que viabiliza acordos nas áreas de Inovação e Inteligência Artificial, em especial aprendizado da máquina, ciência da computação, análise de dados e engenharia. A missão ao país norte-americano se encerra nesta quarta-feira (16).

Durante a conferência da Canadian Bureau for International Education (Escritório Canadense de Educação Internacional), em Toronto, o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, apresentou o UniSENAI a instituições de ensino superior do Canadá. “Tivemos sessões específicas de networking e temos potenciais acordos para encaminhar. Conhecemos detalhes de uma pesquisa do departamento de engenharia de alimentos da Guelph University, na linha da segurança alimentar e do processamento não-térmico, que pode contribuir com a indústria desse segmento”, citou. Ele comentou também sobre a possibilidade de parceria com a Kwantlen Polytechnic University, em Vancouver, por meio da escola Wilson School of Design.

“Outras parcerias que devem ser encaminhadas são com a Mohawk College, que fica em Ontario, e oferece graduação sofisticada em modelagem de aviões para técnicos, mecânicos, mecatrônicos e outros profissionais; e com a Marshall University, que oferece graduação em engenharias, semelhante aos cursos tecnólogos do UniSENAI, mas com maior aprofundamento e duração de quatro anos”, explicou o diretor da FIESC. Os cursos são orientados para o setor industrial, com matriz curricular mais robusta.

Pereira destacou ainda que reuniu-se com representantes da Calgary University, University of Toronto e a Politécnica de Montreal, com a qual o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados já mantém parceria. “Estamos preparando um memorando de entendimentos para intensificar essa relação e ampliar o intercâmbio de pesquisadores e alunos”, antecipou.

Pesquisas catarinenses

De acordo com o diretor, devem avançar projetos como a dupla diplomação nas engenharias oferecidas pelo UniSENAI e aqueles conduzidos por pesquisadores dos Institutos de Inovação e de Tecnologia do SENAI. “Pesquisas conduzidas no campus Florianópolis nas linhas de inteligência artificial aplicada à indústria, especialmente nos setores de manutenção, produção, cadeia de suprimentos, e qualidade, devem ter contribuição de instituições canadenses para evoluir”, revelou Pereira.

Projetos de pesquisa aplicados à indústria nas linhas de ‘gêmeos digitais’, robótica colaborativa e internet das coisas (IoT), com o compartilhamento de iniciativas e eventual intercâmbio, também devem evoluir. Iniciativas nesta área são conduzidas especialmente no campus do UniSENAI em Blumenau.

Visita às universidades

Outro importante resultado da missão, segundo o diretor da FIESC, é o conhecimento adquirido nas visitas às universidades. “Queremos desenvolver programas e produtos educacionais vinculados às profissões do futuro, em especial na linha das tecnologias habilitadoras da quarta revolução industrial”, explicou.

Em visita à University of Northern British Columbia (UNBC), que possui 25 mil acadêmicos, Pereira destacou similaridades com as demandas de formação para a indústria catarinense. “A universidade tem algumas linhas de pesquisa muito interessantes, especialmente na área de inteligência artificial e robótica, além da biotecnologia. Pesquisas na área de tecnologia da madeira também avançam bastante dentro da lógica de sustentabilidade”, detalhou.

Além do UniSENAI, as universidades federais de Goiás e do Paraná e outras 12 instituições do México, El Salvador, Jamaica, Trinidad e Tobago, Bahamas e República Dominicana participaram do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP).

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC