UniSENAI debate inovação e desenvolvimento da indústria

Simpósio Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simpex) ocorre de 23 a 25 de maio no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, e terá transmissão on-line mediante inscrição prévia; evento integra programação da Semana da Indústria

Florianópolis, 19.05.2023 - O UniSENAI promove de 23 a 25 de maio o Simpósio Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simpex), em Blumenau. O evento, que integra programação da Semana da Indústria e da e Semana Acadêmica nos campi, visa promover um espaço para o diálogo e a socialização da produção acadêmica com foco na inovação para o desenvolvimento da indústria.  A abertura ocorre às 19 horas, no Teatro Carlos Gomes.

:: Inscreva-se gratuitamente para participar do evento e acompanhar as discussões.

Ao todo, 221 trabalhos foram aceitos no simpósio para apresentações on-line e presenciais que oportunizam debates sobre temas relacionados aos desafios do ensino superior e as tendências das universidades para conectar com o mundo do trabalho.

O público convidado representa profissionais vinculados aos 5 campi do UniSENAI, os polos nacionais e no estado onde atuamos com UniSENAI.digital.

No dia 23, executivos da Metalúrgica Fey, Schulz e WEG participam de mesa-redonda com o pró-reitor da UFSC, Jacques Mick, sobre universidade, novos modelos de ensino e desafios para o desenvolvimento da indústria. A conversa será mediada pelo diretor-regional do SENAI/SC e Reitor do UniSENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira. Também participam da abertura do evento o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Marcelo Fett, e o presidente da Fapesc, Fábio Pinto.

Na quarta-feira, 24 de maio, estão convidados pesquisadores e líderes acadêmicos dos Institutos SENAI de Inovação e Tecnologias do SENAI e do UniSENAI com falas sobre P&D na indústria catarinense,  mulheres na chamada área ‘STEM’ e desafios da conexão universidade-indústria na era digital. Além disso, a programação contempla um painel sobre inovação pedagógica e ensino superior no SENAI, que conta com a participação de autoridades acadêmicas do SENAI São Paulo, SENAI CIMATEC e UniSENAI.

O último dia do simpósio (25) terá cases de indústrias atendidas pela rede de Institutos do SENAI e TEDx sobre mindset inovador. A mesa-redonda apresenta a internacionalização da universidade como oportunidade e fonte natural de conexões, criação de redes e projetos para o intercâmbio acadêmico, acesso a fontes de fomento externas e contribuição para a visibilidade institucional. Participa deste encontro Luciano Rodrigues Marcelino, diretor-geral de Relações Interinstitucionais da Universidad Técnica Particular de Loja - UTPL do Equador.

Seminário em Chapecó aborda ‘ESG’

Em Chapecó, o UniSENAI promove o primeiro seminário sobre ESG, sigla em inglês que se refere às práticas de governança ambiental, social e corporativa (Environmental, Social and Governance). A iniciativa também integra as atividades alusivas à Semana da Indústria e tem programação de 23 a 25 de maio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

A Semana da Indústria é um evento anual realizado pela Federação das Indústrias em parceria com o SENAI, o SESI e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O Dia da Indústria é comemorado no dia 25 de Maio.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC