UniSENAI dá início ao MBI em ‘cidades inteligentes’, na Academia FIESC de Negócios

Aula magna ocorre nesta sexta-feira (5), às 19h, com a participação de Raul Juste Lores, colunista da Rádio CBN SP que acompanha temas como urbanismo e inovação digital; no sábado, dia 6, a imersão será no bairro inteligente Cidade Pedra Branca, em Palhoça

Florianópolis, 04.05.2023 - A partir desta sexta-feira (5), a Academia FIESC de Negócios dá início ao MBI em Smart Cities, uma especialização inédita no país e voltada ao tema ‘cidades inteligentes’ com nove meses de duração. Raul Juste Lores, colunista da Rádio CBN SP que acompanha temas como urbanismo e inovação digital, conduzirá a aula magna a partir das 19h30, na sede da Federação das Indústrias, em Florianópolis.

No sábado, dia 6, o grupo participa da primeira imersão do curso, que será no bairro inteligente Cidade Pedra Branca, em Palhoça. Pela manhã, os integrantes da formação acompanham às 10h, na FIESC, painel com o procurador federal da Advocacia Geral da União,  Bruno Portela, e o diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Azevedo Fiates.

Outras três imersões estão programadas ao longo da formação: em Curitiba, Joinville e Barcelona. Fabrizio Machado Pereira, diretor-regional do SENAI, lembra que o conceito de cidade inteligente conduz a territórios mais agradáveis e acolhedores. “Isso ganha especial importância diante da estimativa da ONU de que, até 2050, uma em cada sete pessoas viverá em área urbana. Teremos 6 bilhões e meio de moradores em cidades, contra 750 milhões em 1950. É um crescimento que afeta a qualidade de vida das pessoas”, frisa, citando o Relatório Mundial das Cidades 2022.

Com carga horária de 360 horas, a pós-graduação é certificada pelo UniSENAI e visa formar profissionais para gerenciar a elaboração e a implantação de projetos para cidades inteligentes; realizar análise de oportunidades e necessidades; e criar estratégias de desenvolvimento e aplicação de tecnologia. “O curso foi desenvolvido para dar maior flexibilidade ao aluno, possui 100% da carga horária EaD. Os alunos terão oportunidade de realizar uma imersão em Barcelona em um módulo adicional e participar do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress”, destaca a coordenadora do curso, Rayse de Souza.

Saiba mais sobre o curso

O curso abordará conteúdos como inovação, desenvolvimento territorial, legislação, as dimensões da cidade inteligente e suas áreas de desenvolvimento (educação, saúde, mobilidade, energia, governança, segurança, sustentabilidade, conectividade, entre outras), tudo isso tendo a tecnologia como um tópico transversal. O MBI conta com um módulo exclusivo para o desenvolvimento de projetos para cidades inteligentes a serem aplicados no mundo real, onde serão abordados tópicos de escrita de projetos e editais, gestão de projetos e capitalização de iniciativas de cidades inteligentes. Durante a especialização, os participantes integrarão ainda missão internacional a Barcelona.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC