UniSENAI Campus Chapecó lançará nova turma de pré-incubação

Acadêmicos dos cursos de graduação da entidade poderão participar de mentorias; objetivo é desenvolver projetos que inovem e apresentem soluções ao mercado

Florianópolis, 13.02.2023 - A pré-incubação é a fase quando empreendedores validam seus produtos ou serviços, mostrando que o modelo de negócio é viável, com base na interação com o mercado. Para impulsionar projetos nesse sentido, o UniSENAI Campus Chapecó implementou, em 2022, a Start Pré-incubadora, após a aprovação de um projeto junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

A proponente do projeto aprovado e apoiado pela Fapesc, Creciana Maria Endres, informa que neste ano o UniSENAI Campus Chapecó lançará uma nova turma de pré-incubação para os acadêmicos dos cursos de graduação da entidade. “Temos expectativas de que pelo menos de três a cinco equipes participem das mentorias. O objetivo da Start é fomentar o empreendedorismo e apoiar os acadêmicos no desenvolvimento de soluções”, explica.

O coordenador da Start, Ademir Capeletto, destaca a importância da parceria com a Fapesc para fortalecer projetos que resolvam problemas da indústria, o que está no DNA do UniSENAI. “A instituição se preocupa não somente com a formação acadêmica, mas em proporcionar uma visão diferenciada do mercado para que, quando os estudantes atuarem nas indústrias ou como empreendedores, possam contribuir para o desenvolvimento e para que as empresas tenham um futuro promissor. Além disso, com a pré-incubadora também incentivamos o desenvolvimento do empreendedorismo”, afirma.

No ano passado, quatro projetos foram finalizados e apresentados, em dezembro, para uma banca de avaliação, além da presença de representantes da indústria que puderam contribuir com sugestões aos projetos expostos. “Com o novo edital que será lançado neste ano, a Start vai criando corpo”, frisa a gerente do UniSENAI - Campus Chapecó, Josiane Betat da Silva.

Conheça os projetos de 2022

Os acadêmicos do curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial Marlon Haupt e Daniel Wansing desenvolveram um projeto de iluminação para que indústrias de alimentos tenham luminosidade adequada no plano de trabalho, conforto visual, eficiência energética e melhor custo-benefício. A proposta é a criação de uma luminária hermética para comportar lâmpadas tubulares de led que reduz custos operacionais, de aquisição e de manutenção.

Para tornar segura a medição dos fossos de elevadores por profissionais, reduzindo o risco de acidentes, os estudantes Murilo Bonatto Candiago, Vinícius Ferreira Menezes e Isaias de Lima, do curso de Engenharia Mecânica, desenvolveram um projeto que envolve a utilização de drones. De acordo com os acadêmicos, o recurso proporciona maior confiabilidade na medição, segurança do trabalhador, reduz o tempo investido no processo e em equipamentos, além de prevenir correções em trilhos e caixas dos elevadores por erros na medição.

Os acadêmicos Charlise da Fonseca e Éliton Tobias Delalibera, do curso Superior de Tecnologia em Alimentos, apresentaram o “InnovanMeat com sabor de carne”. A proposta é o desenvolvimento de uma base vegetal para impressão de produtos similares à carne, ou seja, um bife formulado a partir de proteínas vegetais impressas em 3D. Além de agregar duas tecnologias em crescimento, o alimento poderá ser personalizado conforme a necessidade da indústria e do consumidor, com fonte de fibras, proteínas e vitaminas.

O projeto “Biopack” foi desenvolvido pelas acadêmicas do curso Superior de Tecnologia em Alimentos Indianara Cristina Dias e Ligia Chitolina. O produto, inovador no mercado, é uma embalagem bioativa, com adição de óleo essencial produzida pelo processo de eletrofiação para produtos cárneos resfriados. A embalagem reduz microrganismos e aumenta a vida útil de itens resfriados, mantendo suas características, além de diminuir a geração de resíduos sólidos e ser uma solução sustentável.

Com informações da assessoria de imprensa regional da FIESC.