Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Tupy: Maior lucro operacional, lucro líquido e EBITDA da história da companhia

O terceiro trimestre deste ano foi marcado pelo movimento de retomada das operações, gerando crescimento expressivo dos nossos resultados, fruto da recuperação, ainda que parcial, dos mercados atendidos pela companhia e do comprometimento e dedicação dos nossos funcionários, além do apoio dos clientes e fornecedores

>>> Clique aqui e confira os dados completos

Veja abaixo um resumo do desempenho publicado pela companhia em seu site:

Arquivo

 

O terceiro trimestre deste ano foi marcado pelo movimento de retomada das operações, gerando crescimento expressivo dos nossos resultados, fruto da recuperação, ainda que parcial, dos mercados atendidos pela Companhia e do comprometimento e dedicação dos nossos funcionários, além do apoio dos clientes e fornecedores.

Ainda convivemos com a pandemia e continuamos cuidando das pessoas e das comunidades nas quais estamos inseridos. O protocolo de segurança adotado segue bastante rígido nas plantas e mantemos em casa cerca de 600 pessoas identificadas como grupos de risco, bem como mães com filhos de até 10 anos. Além disso, o Centro de Triagem e Testagem sediado em nossas instalações recreativas já atendeu mais de 20 mil pessoas, contribuindo de forma importante para evitar a sobrecarga do sistema público de saúde nas localidades em que atuamos.

Observamos a recuperação gradual dos volumes e, principalmente, o forte crescimento das margens, resultado de uma série de projetos e iniciativas que vem sendo desenvolvidas ao longo dos últimos anos e implementada por um time de alta performance, composto por novos gestores e executivos com grande experiência nos nossos processo-chave.

Adotamos medidas que visam agregar ainda mais valor aos nossos produtos e aumentar a eficiência por meio da redução de custos, melhoria da qualidade e maior flexibilização entre as linhas, permitindo à Companhia adaptar-se à variação nos volumes, que é inerente ao nosso negócio. Estes são pilares do Sistema de Produção Tupy (SPT), que viabiliza a nossa estratégia comercial e nos posiciona como referência mundial no desenvolvimento e fabricação de componentes estruturais de alta complexidade.

Histórico de iniciativas visando ganhos permanentes
Entre as inúmeras ações que temos realizado em prol da eficiência operacional, um marco importante foi o ano de 2017, quando suspendemos as atividades de fundição na Unidade localizada em Mauá-SP e alienamos a unidade de granalhas. Entre o final de 2018 e início de 2019, iniciamos diversos projetos de usinagem em larga escala de produtos com alta complexidade no México. Enfrentamos dificuldades na implementação, que são naturais neste tipo de processo e que, num primeiro momento, fez com que as receitas oriundas desse projeto não se traduzissem em ganhos de margens. Superamos estas questões e temos certeza que serviços adicionais como usinagem e montagem de componentes constituirão uma importante fonte de valor nos próximos anos.

A adoção de novas tecnologias e aplicação do conceito de inovação aberta, já utilizado no desenvolvimento de produtos, também foram ampliadas. Um exemplo é o desenvolvimento de modelos matemáticos complexos que tem permitido otimizar a combinação de matérias-primas e parâmetros de equipamentos, de forma a torná-los mais eficientes, levando em consideração critérios técnicos e econômicos. Outro projeto, ainda em fase de testes, usa da inteligência artificial para analisar diversas variáveis e com isso, identificar, de forma preditiva, eventuais problemas no processo e apontar as melhorias necessárias, utilizando técnicas de machine learning. Estas e outras iniciativas de inserção da Indústria 4.0 são conduzidas por um time dedicado e extremamente capacitado, que devem trazer ganhos significativos ao longo dos próximos anos.

Também obtivemos ganhos importantes com a revisão dos processos de compras, conduzido por um novo time, que tem implementado mudanças importantes e adotado as melhores práticas globais.

Eficiência operacional e recuperação de volumes dão o tom da retomada
Os efeitos da pandemia de COVID-19 impactaram significativamente as operações da Companhia nos meses de abril e maio, devido à paralisação dos clientes. Porém, estamos saindo da crise mais fortalecidos e com a sensação de missão cumprida em cada um dos pilares do nosso plano de ação. Nesse sentido, promovemos alterações importantes no processo produtivo no Brasil e no México, como a realocação de produtos e ferramentais entre as linhas, redesenho dos fluxos, avaliação diária do mix de materiais utilizados e desligamento de equipamentos menos eficientes, além da revisão de contratos com fornecedores de produtos e serviços.
Essas ações somadas às iniciativas que já vinham sendo implementadas, bem como ao melhor mix de produtos e desvalorização cambial, contribuíram para o forte desempenho das margens nesse período em que alcançamos também o maior lucro operacional, lucro líquido e EBITDA da história da Tupy, a despeito da queda dos volumes e da inflação de materiais e outros custos. E, mais importante, trouxeram mudanças estruturais para as operações, cujo benefícios se manterão nos próximos trimestres.

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn