Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Tupy e SENAI discutem rotas tecnológicas em captura de carbono, economia circular e manufatura aditiva

Workshop nesta quinta, 15/09, em Joinville, reúne profissionais da empresa e 15 dos 26 institutos SENAI de Inovação

Florianópolis, 15.9.2022 - A Tupy e a Rede SENAI de Institutos de Inovação discutem, neste quinta (15) estratégias para o desenvolvimento de tecnologias portadoras de futuro. A proposta é levantar rotas tecnológicas de interesse da empresa nas áreas, como descarbonização, economia circular e manufatura aditiva. O Workshop será realizado nesta quinta (15), na sede da Tupy, em Joinville, com a participação de técnicos de 15 Institutos SENAI de Inovação, incluindo os três instalados em Santa Catarina (Sistemas de Manufatura, Processamento a Laser e Sistemas Embarcados). 

A rede nacional de institutos de inovação é constituída por 26 unidades, que promovem o desenvolvimento de novos produtos, processos e soluções industriais customizadas, por meio de pesquisa aplicada. Eventos do gênero têm sido realizados com diversas empresas para a identificação de demandas tecnológicas. Em Santa Catarina, já foram realizados com empresas como a Termotécnica, WestRock e WEG, entre outras. 

Institutos SENAI de Inovação 

A rede de Institutos SENAI de Inovação foi criada para atender demandas da indústria nacional. Ela tem como foco de atuação a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática, no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Os institutos trabalham em conjunto, formando uma rede multidisciplinar e complementar, entre si e em parceria com a academia, com atendimento em todo o território nacional. 

Desde a criação, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em 1.332 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que envolveram os Institutos SENAI de Inovação. A estrutura conta com mais de 930 pesquisadores, sendo que cerca de 52% possuem mestrado ou doutorado. Por serem reconhecidos como Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), os Institutos SENAI de Inovação possuem acesso a diversas fontes de financiamento não-reembolsáveis para projetos de PD&I. Atualmente, 15 institutos compõem unidades EMBRAPII e possuem acesso direto a recursos para financiamento de projetos estratégicos de pesquisa e inovação. 

Sobre a Tupy 

Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras, em Betim/MG, Joinville/SC e Mauá/SP, e no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais no Brasil, Alemanha, Itália e EUA. www.tupy.com.br 
Informações para a imprensa - Edelman: TUPY@edelman.com
 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn