Troca de empreiteira do Contorno não pode comprometer entrega, diz FIESC

Azevedo & Travassos Infraestrutura, que se retirou da obra, é responsável por trecho complexo e crítico, com cerca de 10  quilômetros de extensão, na extremidade Sul do Contorno

Florianópolis, 06.7.2023 – A desmobilização das equipes de trabalho da empreiteira Azevedo & Travassos Infraestrutura, contratada pela Arteris para executar parte dos trabalhos do Contorno Viário da Grande Florianópolis, não pode comprometer o prazo de entrega e a qualidade da obra, avalia a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). A empreiteira é responsável por um trecho complexo e crítico, com cerca de 10  quilômetros de extensão, na extremidade Sul, incluindo a confluência com a BR-282 e o trecho original da BR-101. O prazo atual para a conclusão do Contorno é dezembro deste ano.

“É importante observar que a Arteris, concessionária da BR 101 e responsável pela execução da obra, anunciou que está tomando todas as medidas cabíveis e necessárias para cumprir o contrato de concessão no que diz respeito ao Contorno da Grande Florianópolis”, ressaltou Aguiar (leia nota abaixo).

Ele observa que esta é a maior obra rodoviária em andamento no país e que a concessionária está atenta às inúmeras variáveis envolvidas, incluindo excesso de chuva, entraves ambientais ou rescisões de contrato. “Uma obra desta dimensão, com quatro consórcios e seis empresas está sujeita a problemas como este. O importante é que a solução seja rápida, sem comprometer o prazo de entrega e a qualidade. E isso é possível, por se tratar de contrato entre empresas privadas”, finaliza Aguiar.

Leia a nota da Arteris

“A Arteris Litoral Sul esclarece que, apesar de não ter sido informada sobre qualquer desmobilização pela construtora, está tomando as medidas cabíveis e necessárias para cumprir o contrato de concessão, quanto às obras do Contorno de Florianópolis. O objeto do contrato em questão abrange 9,6 km de pistas duplas e interseção do Contorno Viário com a BR-101 Sul e com a BR-282, cujas obras serão retomadas. Nos outros 40 km da futura rodovia, as obras e instalações seguem normalmente, incluindo as dos quatro túneis duplos e a intersecção norte com a BR-101/SC”.

Monitora FIESC

O Contorno de Florianópolis é uma nova rodovia de 57 quilômetros, em pista dupla, que está sendo implantada para desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da Grande Florianópolis. O contrato com a primeira concessionária previa a conclusão da obra para 2012, mas a construção somente se iniciou em janeiro de 2010. Além disso, o traçado original foi alterado, passando a exigir a construção de mais três túneis duplos, além de um que estava previsto no primeiro projeto. Em dezembro de 2022, a análise do Monitora FIESC indicava a conclusão de 58% do Contorno.

O trecho faz uma ligação entre o km 176, em Biguaçu (localidade de Inferninho), e o km 233, em Palhoça (bairro Pachecos), passando ainda pelos municípios de Governador Celso Ramos e São José. Seu trajeto, que tem interseções com as rodovias estaduais SC-407 e SC-281, demanda cinco pontes, seis trevos, 22 viadutos e passagens em desnível e quatro túneis duplos. (saiba mais em fiesc.com.br/monitora).

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR