Tribunal de Justiça reconhece 20 jovens do Programa Novos Caminhos no Oeste

Homenagens foram realizadas nesta segunda-feira (2), em Concórdia

Concórdia, 2.12.2019 – Vinte jovens de Concórdia, Irani e Lindóia do Sul que estão em situação de acolhimento em instituições dos municípios foram homenageados nesta segunda-feira (2) pela dedicação ao programa Novos Caminhos. A solenidade ocorreu no Fórum da Comarca de Concórdia.

O Programa Novos Caminhos tem por finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos. Andrea Claudia da Silva, membro do grupo gestor do Programa Novos Caminhos, explica que estes adolescentes estão sob a tutela do estado e que, ao completarem 18 anos, terão que deixar a casa de acolhimento onde vivem. Eles serão responsáveis pelo próprio sustento. "Não são jovens que estão nesta situação por infringir alguma lei, mas por que a família não conseguiu dar condições de vida dignas a essas crianças", pontuou.

Andrea destaca que a parceria com a FIESC e o empresariado catarinense tem garantido o sucesso do programa. "Neste ano tivemos muitas vagas abertas, foi um excelente graças ao comprometimento da FIESC para oferecer cursos técnicos e às empresas que disponibilizaram vagas de jovem aprendiz para a capacitação", afirmou Andrea.

Um dos jovens atendidos pelo programa conquistou uma vaga de jovem aprendiz na Seara Alimentos. Agora, ele quer se formar em engenharia civil.

Segundo o gerente da Unidade da JBS de Ipumirim, Almir Lippinski, a parceria com o Programa Novos Caminhos traz vantagens para todos os envolvidos. "É uma ótima oportunidade para a JBS cumprir com a responsabilidade social perante a nossa comunidade e por meio do Novos Caminhos conseguir proporcionar a inclusão dos jovens no mercado de trabalho", disse. "Outra contrapartida para a empresa é que ganhamos pontos no mercado de exportação, principalmente com países como a Europa que tem isso com um parâmetro para habilitar a importação de empresas", explicou.

O Programa é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Atualmente, também integram o Programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OABSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).

Com informações da PG Comunicação.

imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244