Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Torneio de robótica reúne soluções para mobilidade, acessibilidade e infraestrutura

Em encontro preparatório para a First LEGO League (FLL), 30 equipes de escolas SESI SENAI e também de escolas públicas apresentam projetos focados no tema ‘vida nas cidades’; torneio integra a programação do evento Universo #VemFazer

Confira a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC.

Jaraguá do Sul, 25.10.2019 – A poucos meses da seletiva estadual para o torneio de robótica First LEGO League (FLL), que ocorre nos dias 7 e 8 de fevereiro, estudantes do SESI e SENAI apresentam soluções para problemas relacionados à vida nas cidades, tema da próxima temporada. Eles participam de disputas simuladas no Universo #VemFazer, que se encerra neste sábado (26), em Jaraguá do Sul.

:: Veja a programação do evento e agende-se.

Participam 30 equipes de escolas SESI SENAI e também de escolas públicas e particulares da região. A equipe Tainha Tec, de Florianópolis, pretende desenvolver uma resina para tratar estruturas metálicas comprometidas pela corrosão. “É um problema muito comum em cidades litorâneas. A resina, ou um outro polímero que estamos estudando, deve corrigir a corrosão e criar uma película protetora”, explica o professor Danilo Rocha.

A Agrorobots, de Concórdia, quer melhorar o uso das academias públicas. “Os equipamentos serão acessíveis às pessoas com deficiência e, ao usar, o cidadão gerará energia para a cidade. Em troca disso, ele receberá um abono no IPTU”, explicam os estudantes.

Em Brusque, a equipe de robótica também desenvolve projeto voltado à inclusão. O objetivo é instalar em faixas de pedestres pontos auxiliares de travessia segura, que consistem em sensores acionados por deficientes visuais para alertar motoristas e pedestres.

Todas as propostas seguem sendo aperfeiçoadas até a etapa estadual. Este ano, os catarinenses desenvolveram projeto de pesquisa que ficou entre os melhores do Mundial de Robótica, realizado em Houston (EUA). A performance de robôs criados por estudantes do SESI foi a 12ª melhor do torneio. A equipe Techmaker, do SESI de Blumenau, foi agraciada pelos juízes do mundial de robótica da First Championship com o primeiro lugar no troféu Gracious Professionalism. O prêmio é concedido à equipe que mais demonstra respeito entre os colegas do time e com os demais competidores, além de profissionalismo e trabalho em equipe. O design mecânico do robô de Brusque conquistou o segundo melhor no torneio realizado em West Virginia (EUA).

 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn