Têxtil de SC aposta em bags reciclados para mercado agrícola

Teixeira Têxtil, que desenvolveu bolsa feita a partir de ráfia reciclada, recebe reconhecimento internacional

Florianópolis, 16.02.2024 - Largamente utilizada para cobertura de solo na agricultura, a ráfia é descartada de forma incorreta em 80% dos casos no Brasil. Isso significa 46 mil toneladas deste material na natureza por ano. Pensando em reduzir esse impacto, a Teixeira Têxtil, empresa catarinense de embalagens industriais sediada na região de Criciúma, desenvolveu bolsas para uso agrícola a partir da reciclagem de ráfia.

Para desenvolver a tecnologia das Big Bags de polímero PCR foi necessário um trabalho de pesquisa que começou em 2012 e consumiu 10 anos de trabalho. Este produto integra a estratégia da Teixeira Têxtil de desenvolver soluções sustentáveis para todas as suas áreas de atuação.

A empresa investe em tecnologias mais limpas e em processos produtivos mais eficientes, visando reduzir o impacto ambiental de suas operações. Um dos principais projetos é o programa de créditos de carbono, que envolve a preservação de áreas verdes e a compensação das emissões de gases de efeito estufa geradas pela produção de Big Bags.

Reconhecimento

Baseada nos princípios de economia circular, a Big Bag foi ganhadora ouro do Sustainability Design Award Egypt, premiação internacional realizada na Food Africa no fim de 2023. Neste início de 2024, novamente, a Teixeira Reverse foi uma das vencedoras do WorldStar 2024, prêmio promovido pela World Packaging Organisation.

"Termos recebido o ouro no Sustainability Design Award Egypt e sermos reconhecidos no WorldStar 2024 são eventos que celebram não apenas nossa inovação, mas também a responsabilidade que assumimos em liderar as transformações positivas na indústria de embalagens, afirma Estefane Topanotti Teixeira, CEO da Teixeira Têxtil.

Com informações da Teixeira Têxtil.