Florianópolis, 29.8.2023 - Empresas interessadas em otimizar processos produtivos, reduzir a geração de lixo e diminuir os custos têm na Rota de Maturidade em Economia Circular uma ferramenta de diagnóstico e recomendações personalizados.
O instrumento foi desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e está disponível para uso gratuito.
“A Rota de Maturidade busca guiar empresas em transição para uma economia circular, de modo a apoiar a definição de estratégias e a construção de planos de ação para implementação de práticas”, afirma o gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo.
Após o diagnóstico, a ferramenta fornece um relatório customizado, com recomendações de ações que podem ser implementadas para alavancar a sustentabilidade da organização, além de apresentar infográficos com a pontuação atingida. A organização também pode acompanhar sua evolução temporal por meio da ferramenta.
“Muitas vezes, incorporamos essas medidas, mas não paramos para pensar e avaliar. E vimos [,com a ferramenta,] que temos mais oportunidades para atuar nesse tema”, afirma Alessandra Pavelski, especialista em sustentabilidade da fabricante de papel cartão Ibema, que foi convidada pela CNI para participar da fase piloto da plataforma.
Segundo a CNI, as potenciais vantagens para as empresas que investem na economia circular incluem:
- melhoria da reputação da marca;
- criação de fluxos mais eficientes e sustentáveis de produção;
- atendimento das necessidades dos clientes cada vez mais exigentes;
- atendimento das demandas dos investidores;
- criação de novos modelos de negócios.
Economia circular
A economia circular é um dos quatro pilares da estratégia da indústria para uma economia de baixo carbono. Ela associa o desenvolvimento econômico a um melhor uso dos recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios, otimização nos processos de fabricação, menor dependência de matéria-prima virgem e priorização de insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.
Conheça a Rota de Maturidade em Economia Circular.