Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Terminais portuários de SC se destacam por iniciativas socioambientais

Portos de Itajaí, Navegantes, Itapoá e Imbituba são reconhecidos em rankings e premiações que valorizam as melhores práticas sociais, ambientais e de governança

Florianópolis, 27.11.2023 – Terminais portuários de Santa Catarina receberam na última semana reconhecimentos por iniciativas socioambientais, evidenciando o compromisso com as boas práticas sociais, ambientais e de governança, o chamado ‘ESG’. O Porto de Itajaí, de Itapoá e a Portonave, de Navegantes, foram reconhecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) no Índice de Desempenho Ambiental.

O prêmio representa um reconhecimento àqueles que promovem avanços na qualidade dos serviços oferecidos por empresas de navegação e instalações portuárias regulamentadas pela Agência. Além disso, busca estimular a pesquisa e a produção técnico-científica no setor.

O Porto Itapoá, por exemplo, passou a ser um terminal com status “aterro zero”. Todos os resíduos sólidos gerados pela empresa – que são tradicionalmente destinados a aterros sanitários ou industriais – são agora encaminhados para reciclagem e coprocessamento. O destaque é solução para resíduos orgânicos: uma estação de tratamento que utiliza o método de compostagem acelerada para transformar o material em adubo. Com isso, mais de 13 toneladas de resíduos orgânicos foram desviadas de aterros.

Já a Portonave busca assegurar o uso racional de recursos naturais e contribuir para o meio ambiente. Realiza programas de monitoramento e acompanha uma série de indicadores com foco na melhoria contínua, além dos investimentos em infraestrutura sustentável, como a instalação de 180 placas solares para a geração de energia limpa. Há 13 anos, é certificado pela ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental). 

O terminal portuário de Navegantes também aderiu ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), movimento para que as companhias alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos e de trabalho, meio ambiente e combate à anticorrupção. Atualmente, 20 mil empresas aderiram ao pacto em 164 países, sendo 1,8 mil companhias no Brasil. 

Prêmio Fritz Müller

Outro projeto ambiental reconhecido em Santa Catarina foi o Costa Butiá, desenvolvido pela SCPAR Porto de Imbituba. A iniciativa, criada em 2018 com o objetivo de recuperar a forma tradicional de fazer artesanato com a palha de butiá, recebeu o 24º Prêmio Fritz Muller pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA). O projeto busca ainda valorizar a cultura local e a espécie ameaçada e endêmica da região, mediante incentivo de práticas conservacionistas da Mata Atlântica e uso sustentável do butiazeiro.

Este é o quarto reconhecimento que a iniciativa recebe. Ainda em 2023, também foi vencedor do Prêmio Nacional Portos e Navios de Responsabilidade Socioambiental. E, em 2022, foi contemplado com o Prêmio Top 100 SEBRAE de Artesanato Brasileiro, concedido às 100 unidades produtoras de artesanato mais importantes do país. Outra conquista foi o selo do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Baleia-franca (CONAPABF), que identificou e selecionou experiências inovadoras – boas práticas territoriais – em temas que permeiam a gestão da unidade de conservação e de seu entorno.


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn