Tarifa de energia elétrica para a indústria terá redução de 24%

Bandeira tarifária de escassez hídrica será encerrada no próximo dia 16 de abril, medida que abriu espaço para diminuição da tarifa.

Florianópolis, 8.4.2021 - Com a volta da bandeira verde, a indústria de SC terá uma redução de 24% na tarifa de energia elétrica. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), anunciou que a bandeira tarifária de escassez hídrica será encerrada no próximo dia 16 de abril. "A volta da bandeira verde é positiva. Estamos vivendo tempos de inflação alta e essa diminuição na tarifa ajuda a conter um pouco a pressão nos custos de produção da indústria. A energia elétrica é um insumo essencial que representa uma parcela importante dos custos do setor", avalia o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Para os consumidores residenciais e comerciais a redução será de 21%, enquanto que para o consumidor rural ela será de 23%. A bandeira escassez hídrica é a mais cara do sistema e foi uma medida do Governo Federal aplicada para enfrentar a falta de chuvas no país, que reduziu drasticamente o volume de água nos reservatórios das usinas. Ela incide nas contas de luz desde setembro de 2021 na tentativa de cobrir os custos adicionais com geração de energia elétrica, e adicionou R$ 14,20 às contas de energia para cada 100 mWh consumidos (exceto para as famílias inscritas na Tarifa Social).

O Governo Federal afirma que o nível de chuvas nos últimos meses e a adoção de medidas emergenciais, permitiram reduzir o acionamento das usinas termelétricas, mais caras e poluentes que as hidrelétricas. Com a redução de custos, o Governo Federal antecipou o fim da bandeira escassez hídrica, que estava previsto para o fim de abril.

Com informações da Celesc.