Sustentabilidade em modais aéreo e aquático vai além de novos combustíveis

Estaleiros apostam em novos materiais e sistemas, além de revisão da cadeia produtiva para reduzir emissões; transporte autônomo aéreo compartilhado é aposta de controlada da Embraer

Assista a transmissão do evento no Youtube.

Florianópolis, 04.07.24 - O objetivo de reduzir emissões de gases do efeito estufa não se limita ao modal rodoviário. Estaleiros e fabricantes de aeronaves também possuem iniciativas para contribuir com a descarbonização do setor de transportes. O evento Radar Pocket, que a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realizou em Jaraguá do Sul nesta quinta-feira, dia 4, trouxe as experiências dos estaleiros Detroit Brasil e Okean Yatchs, além das iniciativas da Embraer-X, braço da fabricante de aeronaves brasileira para investimento em projetos inovadores.

Inovações em novos motores e sistemas de propulsão elétricos são a aposta da Detroit, que fabrica embarcações de trabalho como rebocadores e barcos de apoio para plataformas de petróleo, segundo Juliano Zimmermann de Freitas, CFO do grupo. “A eletrificação é a melhor opção hoje, porque já existe a tecnologia disponível. O motor elétrico já existe”, explica.

Para Roberto Paião, CEO da Okean Yachts, mesmo sem desenvolver novos materiais, é possível reduzir a pegada de carbono na construção de embarcações. Ele destacou a iniciativa da empresa, que, a pedido de um cliente, aceitou o desafio de construir um barco reduzindo em 15% as emissões. “Usando apenas soluções e materiais já existentes e conseguimos cumprir a meta de 15% de redução”. Paião explica que a iniciativa acabou motivando toda a empresa a buscar soluções para a descarbonização das atividades.

Marco Aurélio Cesarino, co-fundador da Embraer-X, explica que entre as iniciativas inovadoras da empresa está o investimento em uma aeronave autônoma de propulsão elétrica como solução para mobilidade aérea urbana (eVTOL). Ele destaca, contudo, que a abordagem leva em conta todo o ecossistema e a infraestrutura necessários para os voos de eVTOL, como o desenvolvimento de serviços e soluções operacionais de suporte aos clientes e uma solução de software para gerenciamento de tráfego aéreo.