Sucessão: Urbano Agroindustrial tem terceira geração da família na gestão

Comando da companhia de Jaraguá do Sul, que é referência no setor de alimentos, segue nas mãos da família há 63 anos; grupo possui 19 filiais no Brasil e produz 60 mil toneladas de alimentos por mês

Florianópolis, 08.05.2023 - Liderada pela família Franzner desde 1960, a história da sucessão na Urbano Agroindustrial, de Jaraguá do Sul, foi o case apresentado a integrantes do programa de formação executiva da Academia FIESC de Negócios voltado à sucessão familiar. A companhia, que produz 60 mil toneladas de alimentos por mês, já abrange 11 membros da terceira geração na gestão do negócio.

Oferecer um produto de qualidade e cumprir prazos eram coisas inegociáveis para o fundador da empresa, Urbano Franzner. O industrial enfrentou crises, chegou a colocar a empresa à venda, mas com persistência recuperou o fôlego. De acordo com Jaime Franzner, segundo filho mais velho do seu Urbano e que atualmente preside os conselhos consultivo e de família, o processo de sucessão teve início ainda em 1976, quando o pai foi aconselhado pelo padre João Heidemann, de quem era muito amigo.

▶️ Conheça a Urbano:

Em 1981, os seis filhos assumiram a diretoria da Urbano e, em uma estratégia ousada, expandiram a companhia para o Rio Grande do Sul, instalando filial em São Gabriel que foi um grande marco para o crescimento da empresa. “Fizemos esse movimento sem o conhecimento do pai. A gente comprava matéria-prima do Rio Grande do Sul, especialmente no segundo semestre, quando a produção em Santa Catarina reduzia. Por isso, decidimos abrir uma unidade lá”, conta.

A linha de governança traçada pelo grupo prevê que um novo CEO será eleito em 2025 para conduzir os negócios.

Família participativa nos negócios

Formado em 2020, o conselho de família conta com um integrante de cada núcleo familiar. “A gente achava que era um bicho de sete cabeças, mas não é. Hoje penso que deveríamos ter começado antes esse processo”, relata Jaime. Para promover o resgate e a preservação da história, cultura e crenças dos valores familiares, além do desenvolvimento pessoal e profissional dos familiares, o grupo realiza anualmente o ‘Encontro de Família’. “Tenho uma gratidão muito grande por tudo que a gente construiu, pela forma como preservamos o legado, perpetuamos os propósitos de família e valores do trabalho”, comenta Jaime.

Fundada em 1960 por Urbano Franzner, a Urbano Agroindustrial está entre as maiores empresas de alimentos do país, atuando no beneficiamento de arroz, feijão, farinha e macarrão de arroz. Em 143 mil m² de área construída, são mais de 1.700 colaboradores diretos. Com tecnologia de última geração, suas 19 unidades podem produzir mais de 60 mil toneladas de alimentos por mês e armazenar mais de 450 mil toneladas de arroz em casca e de feijão.

A casca do arroz transforma-se em geração de energia elétrica, o que confere autossuficiência à empresa neste item, uma vez que as usinas termoelétricas produzem mais 48.000 MWh/ano, o que seria suficiente para atender 28 mil residências de 4 pessoas.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC