Solenidades no Oeste encerram ano do programa Novos Caminhos

62 jovens das regiões de Chapecó e São Miguel do Oeste foram certificados pela conclusão dos cursos oferecidos por entidades parceiras do programa, entre elas, SESI, SENAI e IEL

Florianópolis, 1°.12.2023 – Além de Concórdia, Chapecó e São Miguel do Oeste também realizaram esta semana eventos de encerramento das atividades do Programa Novos Caminhos. Em Chapecó, o encontro ocorreu no SENAI, já em São Miguel do Oeste, a solenidade foi realizada na sede social da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Um grupo de 27 adolescentes abrigados em casa de acolhimento nas comarcas de Abelardo Luz, Chapecó, Coronel Freitas, Cunha Porã, Maravilha, Mondaí, Modelo, Palmitos, Pinhalzinho, Ponte Serrada, Quilombo, São Carlos, São Domingos, São Lourenço do Oeste, Xanxerê e Xaxim foram certificados pela participação no programa. Um dos jovens que participam do programa em Chapecó há quatro anos relatou que se sente acolhido e como o apoio emocional colaborou para a criação de novas perspectivas. "Tenho a oportunidade de me desenvolver como aprendiz em eletromecânica industrial, que estou terminando de cursar este ano," explicou.

O vice-presidente regional oeste da FIESC Waldemar Antônio Schmitz destacou que o programa entrega autonomia e autoconfiança, fundamentais para a construção de uma vida adulta. “Esta é a oportunidade que os adolescentes recebem de adquirirem as habilidades e competências necessárias para ingressar no mercado de trabalho com melhores condições. Também recebem auxílio psicológico e de saúde para terem a base para uma melhor qualidade de vida.”

“Antes do Novos Caminhos, essas crianças, quando atingiam a maioridade, eram obrigadas a voltar para as suas famílias de origem, mesmo que essas tivessem sido as responsáveis pelo seu abandono ou maus-tratos. Isso colocava as crianças em uma situação de risco, pois poderiam ser expostas novamente à violência ou à negligência”, observou o vice-coordenador da CEIJ do TJSC, desembargador Sérgio Izidoro Heil. Ele comemorou o processo de transformação de adolescentes, que antes em situação de vulnerabilidade, agora recebem ferramentas para construir o novo futuro.

No extremo-oeste, Novos Caminhos forma 35 adolescentes

Adolescentes das comarcas de Campo Erê, Mondaí, Descanso, Anchieta, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, São Miguel do Oeste e Maravilha, atendidos pelo Programa Novos Caminhos, participaram na quinta-feira (30), da cerimônia de encerramento das atividades de 2023. Durante o evento, mais de 30 empresas parceiras receberam um certificado e o selo de “Empresa Cidadã”, também foram homenageadas as empresas amigas do projeto e os voluntários da ação.

Para o vice-presidente regional da FIESC, Astor Kist, o principal objetivo do programa é dar aos jovens uma oportunidade para serem inseridos no mercado de trabalho e serem inseridos social e humanamente na sociedade. “Queremos fazer a inserção dessas crianças no mercado de trabalho e projetá-las socialmente”, enfatiza Kist.

Para o gerente-executivo do SESI e do SENAI na região, Jardel Carminatti, o programa já colhe muitos frutos. “Ao longo destes 10 anos de criação do programa, foram mais de uma centena de jovens que se formaram e que hoje ocupam uma posição no mercado de trabalho. Atuam formalmente e, desta forma, conseguem ter, além da independência financeira, que é um dos objetivos do programa, autonomia intelectual para poder tomar suas decisões, semear as sementes e colher os frutos no futuro”, celebra Carminatti.

As empresas e voluntários com interesse em participar do Programa Novos Caminhos podem fazer o cadastro no site da Responsabilidade Social da FIESC, por meio do programa “Eu Voluntário”.

Com informações das assessorias regionais de imprensa da FIESC.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC