Sinova Startup Mentoring tem oito equipes finalistas

Iniciativa é da UFSC e conta com o apoio da FIESC, entidade que participou do grupo de avaliação dos projetos

Florianópolis, 21.10.2019 – Oito equipes finalistas do projeto “Sinova Startup Mentoring” selecionadas em eventos regionais, promovidos nos cinco campi da UFSC, expuseram suas ideias inovadoras para a banca de Avaliação e Mentoria, no dia 17 de outubro, na Secretaria de Educação a Distância (Sead), em Florianópolis. A FIESC apoia a iniciativa e está entre as entidades que integram a comissão que avalia os projetos.

Representantes do sistema de inovação catarinense fizeram parte do grupo de avaliadores-mentores: Norberto Dias, da Fiesc; Alexandre Souza, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Mateus Figueiredo, da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate); Janice Rodrigues Maciel, da InovAtiva; Luma Jung da Silveira, da BZPlan Gestão de Investimentos; Tony Chierighini, da Fundação Certi; Antônio Augusto Murat de Sousa Torres, da Marinha do Brasil; e Alfredo Kleper Lavor, da Secretaria de Inovação (Sinova) da UFSC.

Jennifer Farias Rodrigues, uma das finalistas, é aluna da pós-graduação em Engenharia de Sistemas Eletrônicos da UFSC Joinville. Ela explica que já começou seu projeto de mestrado visando uma aplicação comercial e desta forma surgiu o ‘Talkative’”. Nesse caso, conta, a banca a auxiliou em como apresentar trabalho para potenciais clientes e não apenas de forma técnica.

Após a fase de análise das ideias, foi realizada cerimônia de premiação, que foi aberta pelos secretários de Inovação, Alexandre Moraes Ramos, e de Educação a Distância, Luciano Patrício Souza de Castro, no auditório da Sead. O secretário Alexandre apresentou o novo programa da UFSC iSHIS 2020 – Startups Humanas Inovadoras e Sustentáveis – e os diferentes atores do ecossistema empreendedor que desejam agregar e conectar o conhecimento gerado na Universidade com o mercado e a sociedade.

Na ocasião, o tema “Cidades e Startups Inteligentes” foi abordado pelos professores Neri dos Santos, do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC), e Anna Freitas Portela de Souza Pimenta, da Arquitetura e Urbanismo. O evento também contou com a presença do reitor Ubaldo Cesar Balthazar, que destacou a importância deste tipo de ação para fomentar o empreendedorismo e deseja que o sistema se amplie e que os eventos em inovação seja uma constante na Universidade.

O programa “Caminhos da Inovação” contempla um conjunto de projetos voltados para a promoção da inovação e do empreendedorismo inovador. Integra este programa o “Sinova Startup Mentoring”, que visa selecionar negócios inovadores para comporem o mapeamento de startups, promovendo, desta forma, conexão direta das ideias com o mercado.

Confira os projetos participantes desta etapa final em ordem de classificação:

Banco de cordão umbilical e membrana amniótica para uso veterinário – Andrea Gonçalves Trentin, Débora Cristina Olsson, Bianca Luise Teixeira e Talita Silva Jeremias

Psicobióticos e Autismo: Tayná Magagnin e Aderbal da Silva Aguiar

Desodorante orgânico e natural – Hellen K Stulzer, Bianca R.Pezzini e Chrystiane M. Bittencourt

Sinergia botânica – Regina Celis Lopes Affonso e Eva Regina de Oliveira Rodrigues

iObras.com – João Antônio Farias

SiloLeite – Thiago Vera Iorio