Sindivinho-SC debate logística reversa

Representantes da FIESC, Epagri, Ministério da Agricultura e Embrapa participaram do encontro

O Sindicato das Indústrias de Vinho de Santa Catarina (Sindivinho/SC) realizou, dia 5 de junho, Assembleia-Geral Extraordinária, nas dependências da Epagri, de Videira-SC.  Na linha de legislação, discutiu-se a implantação da logística reversa de resíduos das indústrias e foram debatidos os decretos que já estão em vigor na área e que os estados precisam se adaptar. Na Assembleia houve ainda palestra com o pesquisador José Fernando da Silva Protas, da Embrapa Uva e Vinho. Ele esclareceu sobre a implantação do Cadastro Vitícola Nacional e os detalhes para o cadastramento das áreas de plantio de uvas no Brasil.

O fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura, Juliano Simioni, falou sobre a regulamentação da lei 14.515, que trata do autocontrole na produção agropecuária. Ele colocou, ainda, que a implantação do SISDECLARA (Sistema de informação das Vinícolas) será reformulado e estará atrelado ao sistema Gov.br ainda neste semestre.

O presidente do Sindicato, Everson Fernando Suzin, encerrou a assembleia destacando que o Sindivinho tem orientado as indústrias associadas sobre as legislações que afetam o setor. A Assembleia teve a presença ainda de José Lourival Magri, presidente da Câmara do Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIESC, Egídio Martorano, gerente de Logística e Sustentabilidade da FIESC e das Consultoras: Elis Koch e Arielle Rudink, da Eureciclo e Instituto Giro.