Sindimate leva indústrias ao Mate World

Evento foi realizado em Gramado nos dias 18 e 19 de fevereiro

O Sindicato da Indústria do Mate do Estado de Santa Catarina (Sindimate) e as empresas associadas estão participaram do Mate World em Gramado, no Rio Grande do Sul, nos dias 18 e 19 de fevereiro. Sindicato e ervateiras apresentaram a erva-mate do Planalto Norte, que pelo modo como é produzida, se diferencia de outras regiões.

O cultivo da planta é historicamente feito, em meio à floresta de araucária, de forma harmônica e sem desmatamento. Esse sistema de cultivo, aliado às características de solo e clima da região, conferem ao produto um sabor leve, que agrada ao consumidor brasileiro e de outros países. "O que a gente quer é ser reconhecido como a melhor erva-mate, que ela é nativa da nossa região e que é um saber fazer intrínseco daqui. Nosso objetivo é mostrar a qualidade da nossa erva-mate”, comenta Juliane Seleme, presidente do Sindicato.

A exposição Mate World teve palestras com temas atuais e feira de negócios. O tema central da edição foi a discussão da transição do Velho Mundo para o Novo Mundo, observando quais são as novas demandas que o setor ervateiro terá que enfrentar para acompanhar as exigências internacionais e como transformar a erva-mate a partir de um produto de commodity agrícola para um olhar de agregação de valor.

Com informações da assessoria de imprensa do Sindimate.