Sindicatos da indústria buscam impulso com qualidade na gestão

Programa lançado pela FIESC inclui capacitação e apoio para que entidades filiadas aprimorem seus serviços

Confira a cobertura fotográfica do evento no Flickr da FIESC.

Florianópolis, 26.04.2016 –
Os 141 sindicatos afiliados à Federação das Indústrias de Santa Catarina terão apoio para aprimorar sua gestão. O Programa Excelência da Gestão Sindical prevê atividades de capacitação e apoio para que as entidades ganhem eficiência. A iniciativa foi apresentada nesta terça (26), no 10º encontro de Secretários Executivos e Agentes de Relacionamento com o Mercado, em Florianópolis.

O primeiro ciclo do programa tem a duração prevista de dois anos, com etapas de capacitação, diagnóstico, implantação de melhorias e acompanhamento de resultados. O projeto está sendo implementado em parceria com o Movimento Excelência SC. As atividades começam em maio e os sindicatos que aderirem neste primeiro ciclo estarão isentos dos custos de participação. Um dos objetivos esperados é a melhoria dos serviços prestados à indústria.

A melhoria da gestão sindical também foi defendida no encontro por Andréia Lopes, da Gerência de Desenvolvimento Associativo da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ela destacou os desafios à sustentabilidade das entidades representativas, causados pela queda na atividade econômica e pela incerteza quanto aos repasses da contribuição sindical obrigatória.

“É preciso fazer mais com menos”, afirmou Andréia, defendendo, além do aprimoramento da gestão, a construção de parcerias, o teste de novos modelos e a melhoria da comunicação com as indústrias.

A reunião desta terça, que marcou o encerramento do encontro de secretários e agentes, teve ainda palestras com Roberto Zardo, presidente do Excelência SC, e Rodrigo Wepster, do Departamento de Planejamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Zardo apresentou o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), destacando os resultados obtidos pelas empresas que o implementaram. Wepster relatou a experiência da CNC, que desde 2008 executa seu Sistema de Excelência em Gestão Sindical.

Confira a matéria do primeiro dia do evento: Em cenário adverso, FIESC e sindicatos reforçam proximidade com a indústria.

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC