Sindicato das indústrias do vestuário empossou nova diretoria

A empresária Onésia Adriana Liotto, sócia administradora do Grupo Rosa Maria Liotto, foi empossada presidente do Sindivest para o triênio 2021/2024.

O Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento- SINDIVEST empossou, na noite de ontem, 9, a nova diretoria da entidade para o triênio 2021/2024. A empresária Onésia Adriana Liotto, sócia administradora do Grupo Rosa Maria Liotto, do qual fazem parte as empresas Rosa Maria Liotto; Liotto Marcon  e Kiri Indústria e Comércio, assumiu a presidência da entidade, após eleição realizada na manhã da posse.

Em seu discurso aos convidados, Onésia ressaltou a importância do setor para a economia de Brusque e da região, lembrou da família, dos anos em que passou no município de Palmitos, interior do Estado, da costura sempre presente em sua vida, das empresas que fundou e destacou os projetos para os próximos anos a frente do sindicato.

“A gente tem vários projetos em andamento, um deles é o PEDEM, que agora também virou legislação; o planejamento estratégico do nosso sindicato; ações judiciais e trabalhistas que nós estamos acompanhando, como em relação aos impostos no Estado, como alterações no ICMS; além disso, queremos ampliar o número de associados, trazendo, por exemplo, as estamparias que podem estar agregando no nosso sindicato; além de disseminar conhecimento para as empresas que são associadas (...), envolvendo o máximo possível de pessoas para ter mais conhecimento da legislação; entre outras ações que devem surgir ao longo dos próximos anos”, declarou a nova presidente do Sindivest.

A empresária Rita Cassia Conti deixa a presidência do sindicato do vestuário, após três mandatos, mas continua na diretoria da entidade como tesoureira. Ela ressaltou as conquistas, durante este período.

“A gente teve um crescimento, um amadurecimento. Houve um diálogo maior com sindicato laboral, o Sintrivest, sendo que as nossas negociações, principalmente, dos subsídios de salários, elas foram muito mais tranquilas, pois tivemos um diálogo e um denominador comum; além disso, o Sindivest teve uma participação muito  grande com a FIESC, com a participação na câmara tributárias da Federação; câmara da moda e câmara trabalhista. Participamos também da Confederação Nacional das Indústrias - a CNI e temos uma cadeira cativa na Associação Brasileira da Indústria Têxtil- ABIT”, frisou a empresária e destacou ainda, as premiações que o sindicato recebeu e a superação durante a pandemia. “Tivemos adversidades com o COVID, mas nos superamos , gerando ainda mais respeito e credibilidade para o nosso sindicato aqui na região. Estamos bem sólidos, pois temos uma gestão baseada na visão de transparência, clareza e com o objetivo de fazer crescer o nosso setor”. Rita também continua na presidência da Associação Empresarial de Brusque e é 2ª tesoureira na diretoria da FIESC.

A cerimônia de posse contou com a presença de autoridades municipais e da região, representantes de entidades, associados e convidados.

O vice-prefeito de Brusque, Pastor Gilmar Doener, falou da força das mulheres, atuantes e à frente de entidades, como no Sindivest e da empregabilidade do setor da região, lembrando que “conforme a presidente eleita comentou em seu discurso, são 21 mil vagas de emprego, segundo dados de 2019, do PEDEM/Sebrae. Então, a gente vê o quanto é relevante este setor (...) para a economia não apenas de Brusque e região, mas para o Estado. Eu fiquei muito feliz e tenho certeza que essa diretoria fará um bom papel para este setor que é tão importante”.

Edemar Fischer, vice-presidente regional da FIESC no Vale do Itajaí Mirim, lembrou do trabalho da Federação das Indústrias em promover este crescimento das empresas catarinenses. “Incentivamos a competitividade de nossas indústrias, desde os jovens que estudam em nossas escolas e que são preparados para este novo mercado de trabalho, cada vez mais tecnológico; aos trabalhadores que atuam nestas empresas e que precisam de qualificação profissional, através da conclusão de seus estudos e novos cursos; passando pela preocupação com a saúde de todos até o apoio aos empresários em tornar suas indústrias prontas para atuar no mercado nacional e internacional”. Fischer completou dizendo que “estamos num período de retomada. Tenho esperança de que a economia em nosso país retomará à sua normalidade, gerando mais postos de trabalho, com aumento da produção e vendas superando os resultados dos anos anteriores”.

Durante a cerimônia de posse, foram realizadas homenagens para a ex-presidente e para a presidente eleita. Além disso, também foi apresentada aos convidados, a nova logomarca do Sindivest, que foi criada pela designer Cíntia Kemczenski. O logo apresenta como ícone um losango com traços que se entrelaçam e se partem, representando uma trama de tecido. O símbolo nos remete a ideia de tecido de roupa, englobando em seu conceito toda indústria têxtil e do vestuário.

Com informações da Mídia Press