Eventos do UniSENAI reuniram indústria, pesquisadores e gestores públicos durante três dias; painel com WEG, Stellantis e Renault foi um dos destaques

Jaraguá do Sul, 25.05.2026 – Avanços da mobilidade elétrica, inteligência artificial e desafios de infraestrutura para cidades mais conectadas foram temas de destaque do SIMPEX e do MOBICIT, eventos promovidos pelo UniSENAI em Jaraguá do Sul nos dias 19, 20 e 21 de maio.

Os dois encontros tiveram como tema “conexões que movem o futuro” e reuniram indústrias, pesquisadores, estudantes e gestores públicos.

Maurício Capra Pauletti, vice-reitor do UniSENAI, disse que SIMPEX e MOBICIT “conectam universidades e o setor produtivo, que é o grande foco do SENAI”.

Imagem
c
João Irineu Medeiros, da Stellantis, foi painelista no terceiro dia dos eventos

➡️ Dia 1 | Inovação, pesquisa e formação

O primeiro dia foi marcado pelo lançamento do edital de apoio aos grupos de pesquisa do UniSENAI, em parceria com a FAPESC. Também discutiu a conexão entre universidade e setor produtivo, formação profissionalizante e os impactos da IA na economia e na indústria. Outro destaque foi a palestra de Gil Giardelli sobre os impactos da IA e das novas tecnologias na indústria

➡️ Dia 2 | Energia e cidades inteligentes

O segundo dia reuniu especialistas da Alemanha e de Portugal para discutir transição energética, IA e cooperação entre universidade e indústria. A programação também abordou sustentabilidade, gestão territorial, sistemas ciberfísicos e otimização industrial.

Imagem
c
Encerramento teve painel especial sobre mobilidade com WEG, Stellantis e Renault

➡️ Dia 3 | Mobilidade do futuro no centro do debate

WEG, Stellantis e Renault participaram do painel “O Futuro da Mobilidade no Brasil”, discutindo os impactos da eletrificação, a necessidade de adaptação da infraestrutura energética e os caminhos para acelerar a transição tecnológica no setor automotivo.

🔹Valter Luiz Knihs, diretor Industrial e Engenharia eMobility e Baterias da WEG Automação (WAU), apresentou iniciativas ligadas a cidades inteligentes e mobilidade elétrica. 

🔹João Irineu Medeiros, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis para a América do Sul, abordou a contribuição da indústria automotiva para novos modelos de mobilidade. 

🔹Andrei Kuhnen, gerente geral de Engenharia América na Renault, falou sobre os impactos da transformação tecnológica para o setor no Brasil.

Imagem
c
Painelistas falaram sobre a transição tecnológica no setor automotivo

➡️ Saiba mais

O Simpósio Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIMPEX) e o Congresso Nacional Integrado de Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes (MOBICIT) chegaram à quarta edição em 2026. Os eventos ocorreram de forma integrada, com programação presencial e online.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação
 

Notícias relacionadas