SIMMMEL, de Lages, será reconhecido pela excelência na gestão

Entidade vai receber no dia 3 de dezembro o Prêmio Catarinense da Excelência, iniciativa do Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC). O sindicato participou do Programa de Excelência da Gestão Sindical da FIESC

Florianópolis, 18.11.2020 – O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Lages (SIMMMEL) vai receber o Prêmio Catarinense da Excelência 2020 (PCE), no dia 3 de dezembro, durante solenidade virtual. O reconhecimento é concedido pelo Movimento Catarinense pela Excelência (MCE). O sindicato é filiado à FIESC e participou de capacitações, promovidas pela Federação, com foco na implantação de boas práticas e gestão para excelência.

“A cada ano, mais sindicatos têm percorrido o caminho da excelência na gestão. Isso é importante porque a melhoria contínua permite que o sindicato esteja cada vez mais alinhado às necessidades da indústria e respondendo com agilidade às demandas deste dinâmico setor. O prêmio valoriza as boas práticas do SIMMMEL e reconhece a importância do associativismo para a indústria”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

O presidente do SIMMMEL, Everaldo Wiggers, explica que o processo de implantação do modelo de excelência na gestão começou em 2016, por meio do Programa Excelência em Gestão Sindical, realizado pela FIESC. A partir disso, o sindicato iniciou a implementação de práticas relacionadas aos oito fundamentos da gestão, como, por exemplo, planejamento estratégico, mapa estratégico (BSC), indicadores de desempenho, entre outros.

“Mensuramos com o objetivo de participar do prêmio em quatro anos para que tivéssemos indicadores para demonstrar o resultado da melhoria alcançada. A maior importância desse modelo de gestão para o nosso sindicato é a garantia da sua longevidade, com metas traçadas e acompanhamento dos indicadores. O maior benefício é ser reconhecido como referência pelas empresas associadas, sociedade e entidades parceiras”, completou.

O SIMMMEL foi reconhecido no nível I – 125 pontos – Primeiros Passos Rumo à Excelência. O PCE segue os fundamentos do Modelo de Excelência em Gestão – aprendizado organizacional e inovação, adaptabilidade, geração de valor, pensamento sistêmico, desenvolvimento sustentável, liderança transformadora, compromisso com as partes relacionadas e orientação por processos.