Setor madeireiro é destaque na ExpoCaçador88

Foi aberta oficialmente dia 24 de março, a ExpoCaçador88, com diversas atrações, incluindo um espaço exclusivo para a indústria madeireira que apresentou o processo de industrialização da madeira, desde a plantação da árvore, até o produto final. No estande foi destacado o Tratado para Excelência da Indústria Madeireira (TEM), lançado dia 3 de março.

Na abertura da ExpoCaçador88 estiveram presentes diversas autoridades, incluindo o 1º vice-presidente da FIESC, Gilberto Seleme, vice-presidente Regional da FIESC Leonir Tesser, presidente do Sindicato da Madeira (SIMCA), Aurélio De Bortolo, e o gerente executivo regional SESI, SENAI e IEL, Daniel Tenconi.

Gilberto Seleme, destacou em seu pronunciamento o compromisso da FIESC com o desenvolvimento da cidade que completa 88 anos. “Caçador é uma cidade de belas ruas, praças, uma Universidade de referência, assim como seu Aeroporto, Hospital e Comércio. Além de tudo isso, a FIESC participa a acompanha o progresso da indústria caçadorense, principalmente por meio do SESI e SENAI. A história de um município é o que fica, e temos que deixar como legado para as próximas gerações a força do empreendedorismo e da união de esforços, para que tenham orgulho de nós como temos de nossos antepassados. A ExpoCaçador é um exemplo dessa união. Parabéns a todos”.

O presidente do Sindicato da Madeira (SIMCA), Aurélio De Bortolo, agradeceu também ao empenho de todos e enalteceu o pavilhão da madeira que apresenta de forma inédita as potencialidades deste setor que é referência na economia caçadorense e nas exportações de Santa Catarina.

O estande da madeira foi um dos destaques da ExpoCaçador88, recebendo visitantes durante os quatro dias de evento. Colaboradores e diretores das empresas associadas ao Sindicato da Madeira trabalharam em turnos para atender todos os visitantes e repassar informações sobre o processo de industrialização da madeira, do plantio da muda até o produto final.

Dia 25 de março, o estande da madeira recebeu a visita de Altair Silva, secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e também do dr. André Motta Ribeiro, secretário de Saúde de SC.

Visitas das escolas
A ExpoCaçador88 encerrou dia 27 de março, mas o estande da madeira continua aberto para visitações até o final desta semana. Alunos de escolas da cidade de Caçador estão participando de visitas guiadas. “Nosso objetivo é envolver cada vez mais todas as pessoas no processo da madeira, para que conheçam e valorizem este setor tão importante para toda a nossa comunidade”, destacou Leonir Tesser, vice-presidente Regional da FIESC.

Saiba mais
O Tratado para Excelência da Indústria Madeireira visa contribuir com o desenvolvimento do segmento. Num primeiro momento, o tratado terá três pilares de atuação: elevação da escolaridade básica, qualificação profissional e fortalecimento da indústria madeireira. A ação é liderada pela FIESC e pelo Sindicato da Madeira. A Prefeitura de Caçador é uma das apoiadoras do Tratado, junto com a UNIARP.

FIESC adota praça no bairro Berger
Adoção da praça contempla o 3º pilar do Tratado para Excelência da Indústria Madeireira

Dia 23 de março a FIESC, por meio do gerente executivo SESI, SENAI e IEL Daniel Tenconi, assinou um documento no gabinete do prefeito Saulo Sperotto, formalizando o interesse da FIESC em adotar a praça localizada na rua Contestado, no loteamento Santo Antônio, no bairro Berger.
Na praça será construído um balanço gigante e equipamentos de ginástica, todos em madeira, além do plantio de grama e ornamentação da praça com flores, instalação de bancos, placas de identificação das plantas e ainda uma biblioteca comunitária.

O trabalho será desenvolvido durante um ano, por alunos das turmas de ensino médio profissionalizante na área de madeira e do ensino fundamental do SESI e SENAI em parceria com a Prefeitura de Caçador.

Daniel explica que a ação de adoção da praça contempla o 3º pilar do Tratado para Excelência da Indústria Madeireira (TEM). “Que é a valorização da indústria madeireira. Nosso objetivo é envolver a comunidade no TEM, mostrando que a madeira faz parte da vida das pessoas e que aqui em Caçador é a base importante da nossa economia”, relata.

O 1º vice-presidente da FIESC, Gilberto Seleme parabenizou as equipes de SESI e SENAI e os alunos que estarão na linha de frente deste trabalho na praça adotada. “Estamos mostrando na prática a importância do setor madeireiro para toda a comunidade”, comenta.
“Onde tem madeira tem vida, tem saúde, tem lazer. Nosso objetivo é mudar a visão do setor madeireiro e reforçar sua importância para todos”, declara Leonir Tesser, vice-presidente Regional da FIESC.

“Para o Sindicato da Madeira é uma alegria ver mais esta ação acontecendo. Durante um ano, teremos o trabalho e a dedicação das equipes de SESI e SENAI e podem contar com o apoio do Sindicato”, destaca Aurélio De Bortolo, presidente do Sindicato da Madeira e Caçador (SIMCA).
A ação integra também o programa Eu Voluntário da FIESC. O programa tem como propósito contribuir para o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina, conectando pessoas dispostas a ajudar às necessidades das comunidades onde o SESI e SENAI estão inseridos, através de uma rede de parceiros e voluntários.