SESI/SC vence o maior prêmio do país em segurança e saúde no trabalho

Programa Obra Mais Segura, desenvolvido em parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção Civil, rendeu a premiação

Florianópolis, 01.08.2024 – O SESI/SC venceu o Prêmio Proteção Brasil, o mais importante do país para reconhecer boas práticas em segurança e saúde no ambiente de trabalho (SST).

A entidade participou na categoria Ações Institucionais Voltadas à SST, com o programa Obra Mais Segura, desenvolvido desde 2021 pelo SESI/SC e pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci). Nesta categoria, o júri decidiu premiar apenas um case entre os participantes.

Em resumo, o Obra Mais Segura capacita trabalhadores da construção civil para que eles atuem como promotores da cultura da segurança entre os colegas. Profissionais especializados do SESI e do Seconci também inspecionam os canteiros de obras para ver a adoção das medidas de prevenção em SST, e certificam o bom desempenho das obras com o selo ‘Obra Mais Segura’.

Além de proteger trabalhadores, o Obra Mais Segura ajuda as empresas no cumprimento das legislações de SST. Descumpri-las pode resultar em multas e ações trabalhistas, entre outros.

O SESI/SC é uma das entidades da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O diretor de educação, saúde e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, diz que o prêmio mostra a importância do programa. “O reconhecimento indica que estamos no caminho certo. Entendemos que uma atuação proativa em relação à segurança ajuda em muitos aspectos, como aumento da produtividade e redução de custos com afastamentos.”

Grandes construtoras de Santa Catarina já aderiram ao programa. Mais informações neste link

FINALISTAS

A entrega do prêmio está marcada para novembro, em São Paulo. Nas demais categorias, o júri só apontou três finalistas. Primeiro, segundo e terceiro colocados serão conhecidos na cerimônia de premiação.

Além da FIESC, outras empresas de Santa Catarina foram destaque no prêmio. A Nidec Global Appliance é finalista nas categorias Espaço Confinado e Gerenciamento de Riscos; a Irani Papel e Embalagem, na Sistemas de Gestão; e a Itapoá Terminais Portuários, na Formação e Comunicação em SST.

A Revista Proteção, organizadora do prêmio, informou que 336 cases foram inscritos em todas as categorias. O júri foi formado por 32 pessoas com conhecimento técnico em cada uma das áreas em disputa.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas