Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

SESI lança plataforma de treinamento em espaços confinados e trabalho em altura

Além de Itajaí, São Miguel do Oeste também conta com a estrutura que foi desenvolvida para treinar trabalhadores da indústria; ainda em 2023, a plataforma será instalada em Chapecó e Xanxerê

 
 
Florianópolis, 10.3.2023 - O trabalho em espaços confinados, como silos, tanques e dutos de ventilação, e em altura, ou seja, aquela atividade executada acima de dois metros do nível do chão, onde existe risco de queda, é regulamentado por normas (NR) que exigem treinamento adequado do profissional. Para capacitar trabalhadores que atuam nestas condições, o SESI criou uma plataforma que reproduz cenários semelhantes aos do ambiente industrial. 

A estrutura está instalada em Itajaí e em São Miguel do Oeste. Ainda este ano, Chapecó e Xanxerê também terão plataformas instaladas para treinamento nas NRs 33 e 35. “O treinamento contínuo dos trabalhadores é fundamental para garantir ambientes mais seguros. A plataforma é exclusiva para cursos e capacitações que atendam às exigências das normas e que contribuam na formação de trabalhadores, para que eles atuem como agentes promotores da segurança dentro das suas empresas”, destaca Sendi Lopes, gerente-executiva de saúde e segurança do SESI. "A estrutura simula o trabalho em altura e em espaço confinado de forma muito didática e segura, sem expor o aluno ao risco”, acrescenta. 

Ricardo Pippi Reis, gerente de Qualidade e Segurança do Trabalho da construtora Dallo, de Itapema, ressalta a importância do treinamento aos colaboradores. "Os riscos na construção civil são grandes, então essa parceria com o SESI e com o SENAI é fundamental para manter esses colaboradores capacitados, desde os treinamentos iniciais, quando eles entram na empresa, até os periódicos, que a gente mantém com o acompanhamento da equipe do SESI", conta. 

"A empresa acredita muito no resultado que tem dado com essa parceria, em relação aos treinamentos. Isso tem sido demonstrado por meio dos indicadores de saúde e segurança com a diminuição dos acidentes de trabalho e a conscientização dos colaboradores em relação ao quanto é importante essa capacitação. É fundamental as lideranças conhecerem as NRs, que é a base da parte regulatória  da segurança do trabalho dentro das empresas", descreveu Cristiane Rocha, que trabalha na empresa Usimetal, em Itajaí.

A plataforma possibilita exercícios com cordas, cintos de segurança, dispositivos de ancoragem e diversos equipamentos para evitar acidentes com queda de altura. O espaço confinado simulado possibilita o aprendizado dos papéis de vigia de entrada e supervisor, que devem estar atentos ao momento de liberar a entrada no espaço e conhecer todos os procedimentos e equipamentos para garantia da segurança durante todas as etapas das atividades neste tipo de ambiente.

Com informações da assessoria de imprensa regional da FIESC. 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.