SESI lança plataforma com soluções em saúde e segurança no trabalho para a indústria

Ferramenta foi apresentada nesta terça, em São Paulo, no evento Inovação em Saúde e Segurança na Indústria. SESI/SC, entidade da FIESC, apresentou dois trabalhados desenvolvidos pelo Centro de Inovação em Tecnologias para Saúde

Florianópolis, 28.11.2017 – O Serviço Social da Indústria (SESI) criou um ambiente virtual com soluções inovadoras em Saúde e Segurança na Indústria. A Plataforma Nacional de Soluções SESI reúne em um portal único serviços, produtos e processos inovadores desenvolvidos pelos oito Centros de Inovação do SESI. A ferramenta inédita no mercado de saúde e segurança foi lançada nesta terça-feira (28), em São Paulo, durante o evento Inovação em Saúde e Segurança na Indústria, promovido pelo SESI. Santa Catarina apresentou dois trabalhados focados na gestão da saúde dos trabalhadores: o Guidoo, solução mobile para promoção da saúde e bem -estar, e o Seif, plataforma de monitoramento e gestão de segurança.

O Guidoo oferece funcionalidades que abrangem desde o controle de metas, jornadas gamificadas de bem­ estar e atividade física, criação de grupos e gincanas de desafios de saúde com acesso de profissionais da área. A solução permite aplicação individual ou corporativa, engajando as pessoas por meio de atividades, desafios, dicas e informações de saúde, além de ser um guia na escolha do melhor caminho para alcançar o bem estar, favorecendo a redução do sedentarismo e de custos assistenciais e ocupacionais.

O Seif é uma plataforma de monitoramento e gestão de segurança que permite aos gestores e suas equipes acompanharem o status de segurança das operações em campo, em tempo real. A solução possibilita a diminuição de acidentes, multas por inconformidades e ações trabalhistas. Para isso o Seif conta com dispositivos de monitoramento de trabalhadores em áreas de risco, além de um software e um aplicativo que permitem a realização de check­lists, gestão de equipamentos de proteção individual, recebimento de alertas de risco e integração e tratamento de dados dos dispositivos em campo. O Seif também conta com um totem interativo que possibilita aos trabalhadores receberem informações e mini­capacitações de segurança em campo, relacionadas ao trabalho que devem executar.

“Essas novas soluções representam uma nova fase para o SESI/SC, com soluções e recursos digitais que possibilitam maior proximidade com a indústria e os trabalhadores”, ressalta o superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira. As ferramentas serão disseminadas para todo o País.

O SESI disponibiliza para as indústrias e parceiros um denso ecossistema de inovação que proporciona o acesso a soluções inovadoras em saúde e segurança. A plataforma, que pode ser acessada no endereço inovacaosesi.org.br, oferece alternativas que contribuem para as empresas evitarem as principais causas de afastamento dos trabalhadores da indústria. Há soluções em ergonomia, fatores psicossociais, longevidade, tecnologias para saúde, sistemas de gestão, higiene ocupacional, prevenção da incapacidade e fatores econômicos relacionados à saúde e segurança.