SESI entrega seu primeiro selo de obra mais segura em Santa Catarina

Programa setorial tem auxiliado a indústria da construção civil a manter canteiros mais seguros com o apoio dos próprios trabalhadores

Itapema, 19.12.2022 – Garantir a segurança no trabalho em todos os canteiros de obras de Santa Catarina é o objetivo do programa “Obra Mais Segura”, que é desenvolvido pelo SESI e pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil – Seconci.  Indústrias de qualquer porte podem aderir à iniciativa e aquelas que mantêm de forma contínua estas ações de segurança e saúde do trabalhador são certificadas com o selo “Obra Mais Segura”.

Os primeiros certificados no Estado foram entregues na segunda-feira, 19, para duas obras da construtora Dallo, de Itapema, no litoral norte catarinense.  A empresa tem 12 obras participantes do programa, mas o SESI atua em outras indústrias na região.

“O programa nos chamou a atenção desde o início, porque é algo que nós prezamos muito dentro da nossa empresa, principalmente nas nossas obras, que é zelar pela saúde e segurança de todas as pessoas envolvidas no nosso processo construtivo. Ser a primeira construtora, não só do município, mas do estado de Santa Catarina a ser certificada é extremamente gratificante”, declarou a diretora-executiva da Dallo, Leiva Peres.

Para que o programa possa atingir seus objetivos, são definidos profissionais dentro dos canteiros de obras chamados de “Supervisores Obra Mais Segura” ou agentes SOMAS, como são conhecidos. Os agentes recebem treinamentos, realizam inspeções e orientam os colegas no sentido de evitar acidentes.

“Quando o colaborador compreende a necessidade de proteger no canteiro, é sempre melhor, e a obra fica 100% mais segura”, contou o auxiliar de engenharia e agente SOMAS, Rafael Ribeiro Centeno.

O técnico em Segurança no Trabalho, Cícero Pereira de Lima Junior, que também atua na empresa, completa frisando que “toda a atividade, todo o serviço que o funcionário for fazer, tem que pensar sempre na segurança, pois tem que vir para o trabalho com saúde e voltar com saúde”.

O gerente de operações do SESI na Foz do Rio Itajaí, Carlos Vinotti, destacou a importância do reconhecimento. “Com essas certificações, incentivamos que novas indústrias, neste caso as construtoras da região, que movem grande parte da economia local, promovam boas práticas contínuas de segurança”, declarou.

De acordo com a gerente de saúde e segurança na indústria, Sendi Lopes, o programa apoia no cumprimento das legislações de SST vigentes, além de prevenir acidentes e elevar a segurança jurídica. “Indústrias de qualquer porte podem ter uma atuação proativa e preventiva para segurança de seus trabalhadores com o apoio do programa. Isso favorece o aumento de produtividade e reduz os custos associados a afastamentos, multas e ações trabalhistas, por exemplo”, destaca Sendi.

Com informações da Midia Press.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC